A artista Simonia Fukue ministrará uma oficina de Ukiyo-e durante o 19º Festival de Inverno da UFPR, que acontecerá de 11 a 18 de julho na cidade de Antonina. O evento é bastante conhecido por tornar transformar a pacata cidade em um polo cultural em pleno inverno, atraiando artistas e curiosos de várias regiões do estado.
O termo Ukyo-e pode ser traduzido como “imagens de um mundo flutuante” e surgiu no Período Edo. O termo ukyio era usado para se referir ao mundo do entretenimento (atores, gueixas, etc), sendo esse o sentido de “mundo flutuante”. A técnica do Ukiyo-e é realizada através da combinação de desenhos em papel e “modelos” talhados em madeira, como explicado abaixo:
- O artista produzia um desenho matriz usando tinta
- Os artesãos colam esse desenho com a frente para baixo num bloco de madeira. Em seguida talham o bloco nas áreas onde o papel estava em branco, deixando o desenho invertido como uma cópia em relevo no bloco, mas destruindo o desenho original.
- Este bloco é colorido e impresso, fazendo cópias próximas à exatidão do desenho original.
- Estas cópias por sua vez eram coladas, com a frente para baixo em outros blocos e aquelas áreas da obra que deviam ser impressas em uma cor específica eram deixadas em relevo. Cada um destes blocos imprime ao menos uma cor no projeto final.
- A combinação resultante dos blocos de madeira eram recoberta em cores diferentes e impressas sequencialmente no papel. A impressão final firma as impressões dos blocos anteriores, sendo que alguns podem ser impressos mais de uma vez para obter uma maior profundidade da cor.
Simonia Fukue é formada em Superior de Gravura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), além de ter lecionado dois anos na mesma instituição na área de artes visuais. Pós-graduada em História da Artes do Século XX (EMBAP), com o tema “As personagens femininas de Hayao Miyazaki”, e ainda, em Comunicação Audiovisual (PUC-PR), com o tema: “As artes visuais em O fabuloso destino de Amélie Poulain”. Atualmente Simonia dá aulas de mangá no Centro Cultural Tomodachi e é uma das idealizados do encontro de desenhistas intitulado Pinhão Ilustrado.
Conheça algumas obras de artistas consagrados do Ukiyo-e na galeria online do Instituto Adachi.
Deixe um comentário