Almanaque Shoujo Mangá: O Poder da Sedução Feminina

Capa do Almanaque

Tudo bem, sei que já faz tempo que não posto nada por aqui e logo no primeiro post do ano vou falar sobre algo meio… velho, digamos assim. Mas paciência, acontece. Apesar da minha vontade em escrever sobre o assunto eu só voltei ao mundo hoje.

Vamos lá. Em novembro de 2009 saiu o Almanaque Shoujo Mangá: O Poder da Sedução Feminina, pela Editora Escala. Custa R$ 20,00 e pode ser encontrado facilmente em várias banquinhas de jornal espalhadas por aí. Quando soube do lançamento da publicação fiquei louca. O motivo é simples: eu contribuí para ela. Em maio/09 Franco de Rosa pediu pra eu escrever algo para “um almanaque sobre mangá shoujo” e eu aceitei. Depois de tanto tempo, comecei a achar que não sairia publicação alguma e enviei o texto para o Jornal Memai. O que aconteceu então foi ótimo: o mesmo texto saiu nas duas publicações ao mesmo tempo!

Duas contribuições minhas foram publicadas no Almanaque: Mondo Shoujo (introdução) e Panorama dos Mangás Shoujo (capítulo 13).

Muita gente criticou a publicação, apontou os erros, dizia querer seu dinheiro de volta e tudo mais. Você pode conferir as críticas e comentário sobre o Almanaque no Shoujo Café. No entanto, eu defendo a iniciativa porque tenho esperanças de que esta seja a primeira de muitas a tratar sobre o assunto. Afinal, melhor fazer o imperfeito do que sonhar a perfeição, não acham?

Quem quiser pode conferir o texto Mondo Shoujo no site do Jornal Memai, só que com o título “Shoujo, o mangá que conquista as adolescentes“.

[ad#post-ad]


2 respostas para “Almanaque Shoujo Mangá: O Poder da Sedução Feminina”

  1. Avatar de Lary
    Lary

    Tava de bobeira numa banca da praia e vi o alamanaque. Comprei e não me arrependi, achei muito bom. Claro que sempre tem coisas a melhorar, mas isso é normal. Algumas partes, como a que fala sobre as grandes mangakás é bastante detalhada e interessante. É fato que não existem grandes publicações brasileiras sobre mangá shoujo, e esta apesar de tudo, abre portas para que mais obras sejam escritas. Parabéns pelo trabalho 😉

  2. Avatar de Cléber

    Galeria, par aquem curte shoujo, tem o Fantástico Tradutor de Quadrinhos, que é uma ferramenta bem legal. Ele serve para que a própria comunidade leitora colabore na transcrição e tradução dos mangás. É bem fácil de usar, mas precisa ter bastante gente usando para funcionar bem. Confiram lá:

    http://ofantasticotradutor.com.br/

    Já tem as seguintes revistas (22/10/2012):

    -Bokura no Kiseki
    -Keishichou Tokuhanka 007
    -Kimi no Sei
    -Orange Marmalade
    -Suki desu Suzuki-kun!!
    -Ultimate Venus

    =)

    Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *