Se você está procurando sobre aluguel de kimonos aqui no Brasil, clique aqui e leia o artigo que escrevi sobre o tema.
Já nos primeiros dias no Japão, percebi que havia vários kimonos e hakamas expostos pelas lojas, normalmente com estampas e acessórios femininos, floridos e coloridos. Reuni alguns catálogos e informações sobre o assunto para escrever como funciona o aluguel de kimono e hakama no Japão. Só avisando que o assunto pode interessar mais as meninas, mas nada impede que os meninos também leiam.
Cerimônias e Comemorações Especiais
Assim como nós locamos roupas para festas, porque são muito caras para se comprar, os japoneses costumam alugar kimono e hakama em determinadas cerimônias, festas ou simplesmente para passear durante um final de semana em Kyoto, por exemplo.
Uma das empresas que mais encontrei por aí foi a Suzunoya, que oferece kimono e hakama para as principais cerimônias e ritos de passagem dos japoneses – ou melhor, das japonesas: Shichigosan, Seijinshiki e Formatura na universidade (sotsugyou).
Shichigosan – Sete, cinco, três
Shichigosan é um ritual de passagem no qual os pais levam suas crianças ao templo xintoísta para agradecer aos deuses por eles terem chegado a uma determinada idade. Os meninos são levados aos três e cinco anos e as meninas aos três e sete anos. A cerimônia acontece no dia 15 de novembro, mas eu vi muitas crianças em templos durante todo o mês de novembro.
Seijishiki – Cerimônia da Maioridade
Comemorada na segunda segunda-feira de janeiro, é um ritual de passagem que busca encorajar e parabenizar todos aqueles que atingiram 20 anos no ano anterior. Além de conscientizar os jovens que eles acabaram de se tornar adultos, é uma ótima oportunidade para ver muitas pessoas andando pelas ruas com roupas tradicionais japonesas.
Via de regra, as meninas usam um kimono chamado Furisode, que é caracterizado por suas longas mangas, que medem de 99cm a 107cm. Outra curiosidade é só é permitido vestir o Furisode pela primeira vez durante o Seijishiki, porque vesti-lo significa que a moça já atingiu a idade adulta, está solteira e disponível para casamento. E também já mede mais de um metro!
Sotsugyoushiki – Cerimônia de Formatura
Outra ocasião em que as meninas vestem roupas tradicionais japonesas é na cerimônia de formatura, que acontece na segunda quinzena de março – lembrando que tanto o semestre e o ano fiscal japonês começam em abril, junto com a primavera. Como o aluguel de uma roupa não é nada barato e é preciso despertar a vontade e o consumismo das moças, elas ficam expostas o tempo inteiro e exigem certo investimento – cerca de R$800,00 no mínimo.
Posso estar enganada, mas a princípio não há festa de formatura como no Brasil. Vi algumas pessoas viajando, fazendo pequenas reuniões entre amigos, mas nada além disso. Portanto, se fizermos um paralelo, o aluguel do kimono parece um bom substituto.
Aluguel de Kimono na Tradicional Kyoto
Por curiosidade, queria saber se as pessoas usam kimono em outras ocasiões além das cerimônias. Nada mais óbvio poderia me aparecer além da tradicional cidade de Kyoto, famosa mundialmente por ser o abrigo da cultura tradicional japonesa, repleta de templos, cores e sabores. Encontrei uma loja chamada Okamoto Rental, na qual as pessoas que queiram passear pelas ruelas e visitar templos vestidos com roupas tradicionais japonesas aluguem seus trajes. Comparado com os trajes para cerimônias, o aluguel de kimono em Kyoto me pareceu bem barato: com cerca de R$100,00 qualquer um sai com uma bela roupa.
O vídeo abaixo, apesar de não ter legendas, ilustra bem como a loja funciona:
[youtube=”http://www.youtube.com/watch?v=6hFHSbnXovI]
Leia outros artigos da série Tadaima no Japão.
Deixe um comentário