Depois de falar sobre dicionários e plugins que auxiliam na leitura do idioma japonês seja durante a navegação na internet ou livros e afins, chegou a hora de abordar um aspecto mais divertido do aprendizado: jogos educativos.
Quero começar dizendo que não existe milagre e nem aprendizado 100% de graça, por mais duro que seja encarar essa realidade. Claro que algumas pessoas tem mais facilidade que outras na hora de aprender japonês, mas no geral apenas jogar um jogo ou visitar algum site que promete te ensinar japonês de graça não é o suficiente. Na minha opinião nada substitui uma escola de idioma, seja no nível básico ou avançado.
Jogos para Nintendo DS
Há algum tempo fiz um artigo sobre um dos jogos educativos mais indicados para quem está começando a aprender japonês, chamado Tadashii Kanji Kakitori-kun. Como o texto é um pouco longo, vou resumir: esse jogo te ensina a escrever hiragana, katakana e inúmeros kanjis, dos mais básicos aos mais avançados. Além disso, ele auxilia na memorização das várias leituras através de mini games que acompanham o jogo.
Otona no Kanji no Renshuu
Esse jogo é indicado para quem já estuda japonês há algum tempo e tem facilidade de ler os silabários. Considero um dos melhores quando o assunto é memorizar os kanji e suas leituras, porque ele contextualiza a palavra dentro de uma frase e te pede uma resposta – a leitura ou a escrita do kanji, dependendo do caso. O jogo ainda incentiva o usuário ao mostrar as notas e o rendimento a cada novo grupo de kanji que é apresentado – além de possibilitar o treinamento e reescrita do ideograma quantas vezes for necessário.
Kanji Sonomama Rakubiki Jiten
Apesar de ser um dicionário de japonês ~ inglês, preferi colocá-lo entre os jogos exatamente por ser desenvolvido para um console de jogos. Esse jogo funciona exatamente como um dicionário eletrônico e é uma ótima opção para quem já tem um Nintendo DS e não quer ficar carregando dicionários pesados de papel para todos os cantos. O único ponto fraco dele, na minha opinião, é que faltam muitas palavras na memória, uma hora ou outra ele sempre te deixa na mão. Mas afinal, quem não tem cão caça com gato, não é?
Naturalmente existem vários outros jogos educacionais para Nintendo DS, mas como não os testei não posso indica-los. Se alguém tiver alguma dica, pode deixar um comentário que eu agradeço.
Não posso deixar de mencionar também que jogos com vocabulário fácil, normalmente voltados para crianças, podem ajudar no aprendizado, como Pokémon, Okami Den, Ni no Kuni, Taiko no Tatsujin, entre outros.
Sites de jogos para aprender a ler japonês
Fazia muito, muito tempo que eu não buscava sites com jogos para aprender a ler em japonês e quando fui procurar os que eu conhecia, me decepcionei um pouco: alguns deles se tornaram pagos e os preços não são nada agradáveis. Uma vez que eu vejo os jogos como um auxílio ao aprendizado e não como sua fonte principal, não concordo muito com os preços abusivos, por isso selecionei apenas três sites que considerei melhores.
Kanji Game – https://www.msu.edu/~lakejess/kanjigame.html
Apesar do site ser feio, é bem funcional. De maneira bem simples e objetiva ele te dá a opção de jogar jogos em estilo flashcard – algo como um jogo da memória de leitura de kanji. É possível escolher jogar com o silabário ou com kanji, com opções ainda para tradução em inglês, leitura para o japonês e vice-versa.
Japanese Kana Quizzes – http://www.manythings.org/japanese/kana/
Contem uma série de jogos para inciantes, começando com flashcards dos silabários e avançando para frases do cotidiano em hiragana e katakana. Apesar de ser um site interessante para o aprendizado, o usuário precisa saber inglês e algumas das traduções do japonês para o inglês não são exatamente fiéis ao que realmente significam, então é preciso ter um pouquinho de cuidado.
Read the Kanji – https://www.readthekanji.com/
Se você está sério, certo e centrado nos seus estudos de japonês, acredito que esse site seja um dos melhores. Nele o usuário pode começar do zero aprendendo hiragana e katakana de maneira bem clara: escrevendo a leitura de cada sílaba no campo indicado, como mostra o vídeo. Já na hora de aprender a ler kanji, o sistema separa-os por níveis do teste de proficiência em japonês Noryoku Shiken e auxilia dando estatísticas e acompanhando o aprendizado. O lado triste é que o plano completo custa $5 por mês e o usuário precisa ter um cartão de crédito para pagar.
Leia os outros artigos da série Aprenda a ler Japonês
Dicionários (parte 01)
Plugins (parte 02)
Jogos (parte 03)
Sites (parte 04)
Deixe um comentário