Estudar japonês não é uma das tarefas mais fáceis, por isso é sempre bom saber quais ferramentas existem para que o aprendizado seja menos penoso. Certamente a grande dificuldade é ler em japonês, com seus vários ideogramas e silabários que precisam ser decorados para que a leitura seja fluída. Entre hiragana, katakana e kanji, o estudante pode levar anos – dependendo da sua capacidade de absorção e horas dedicadas ao estudo – para atingir objetivos básicos, como a leitura de mangás.
Mas nem tudo está perdido e para tentar ajudar quem quer quebrar as barreiras que separam a língua japonesa da portuguesa, vou indicar alguns dicionários, plugins, jogos e sites que ajudam na compreensão e aprendizado do idioma.
Como o assunto é um pouco longo, vou dividi-lo em quatro partes para facilitar a leitura.
Dicionários (parte 01)
Plugins (parte 02)
Jogos (parte 03)
Sites (parte 04)
Dicionários Eletrônicos
Ah, o sonho de qualquer estudante de japonês, com certeza, é ter um dicionário eletrônico. Aquele seu companheiro nos momentos de confusão, incompreensão, dúvida, desespero – basicamente um Google particular. Essa pequena engenhoca pode conter centenas de dicionários na memória, sobre os mais variados assuntos e em vários idiomas.Os famosos denshi jisho são divididos em duas categorias:
Kanji
São os mais recentes e práticos dicionários eletrônicos, suas telas sensíveis ao toque permitem que o usuário escreva o kanji que deseja procurar, facilitando a busca e a interatividade. É o mais indicado para quem está aprendendo japonês, sem dúvida nenhuma.
Kotoba
São dicionários mais específicos, algumas vezes com menos dicionários da memória e não permitem a escrita dos kanji de maneira manual, apenas através do teclado. É mais indicado para quem já sabe melhor o idioma e às vezes se esquece como se escreve uma determinada palavra ou seu significado.
O único problema dos dicionários eletrônicos é o preço: os mais baratos custam cerca de R$400,00 – mas eu recomendo a compra pela praticidade e qualidade dos denshi jisho.
Dicionários de Papel
Dicionários de Kanji
Claro, sempre existem os dicionários de papel para salvar a pátria. No Japão os dicionários são separados por níveis, então quem está começando a estudar japonês pode comprar um dicionário de kanji voltado para crianças japonesas. O mais conhecido é o Shogakusei no Shin Rainbow KANJI Yomikaki JITEN, chamado carinhosamente de “dicionário da bananinha” por causa da capa. Outro muito bom é o Shin Rainbow Shogaku KANJI JITEN, que custa um pouquinho mais caro mas é bem completo.
Dicionários Português/Japonês e Japonês/Português
Claro, precisamos também saber o significado das palavras. Existem alguns dicionário de japonês para brasileiros e eu, sinceramente, procuro palavras em todos que tiver na mão. Como são muitos os significados para uma mesma palavra, é preciso sempre ter bom senso e avaliar o contexto da frase, porque a palavra em si muitas vezes pode ser confusa – ainda mais em japonês, que já é confuso por natureza. Por isso deixo a lista de opções para você escolher o que mais gostar.
Vale lembrar que esses dicionários são romanizados, ou seja, estão escritos em alfabeto romano e não em ideogramas ou silabários japoneses, facilitando assim a leitura e compreensão.
- Dicionário Básico Japonês-Português da Aliança Cultural
- Dicionário Japonês-Português com vocabulários e expressões em alfabeto romano
- Dicionário Japonês-Português de bolso
- Dicionário Japonês-Português e Português-Japonês da Michaelis
- Dicionário Japonês-Português e Português-Japonês de Noemia Hinata
Ler Japonês
Se você quer conhecer outras ferramentas que ajudam na hora de ler em japonês, aguarde as próximas partes da série com dicas de plugins, jogos e sites.
Deixe um comentário