Após ler a notícia que o jovem cantor Davi Zew’s, 24, iria participar do Brazilian Day Japão 2012, fiquei curiosa para saber por que ele foi escolhido. Pensando rapidamente, ele não é um artista de renome e provavelmente não deve ser conhecido nem pelos japoneses e muito menos pela comunidade de brasileiros que vive no Japão. Assim que vi um vídeo do artista que parte do mistério foi desvendado: ele canta em japonês. Mas afinal, o que o levou a cantar em japonês?
Davi Zew’s: primeiros passos de um artista
Zew’s estava lá dando seus primeiros passos como cantor, gravando suas músicas e vendendo pela internet – nada mais normal atualmente. Certo dia um amigo do artista – professor de português para japoneses no Canadá – usou uma de suas músicas durante a aula e a brincadeira começou: uma das alunas, Ayaka Kawai, gostou tanto da canção que decidiu traduzi-la para o japonês. Zew’s, em retribuição, gravou a versão japonesa, que chegou até uma escola em Osaka através da mãe de Ayaka.
A parceria entre tradutora e cantor rendeu 4 canções com versões em japonês, além de clipes, entrevistas e, finalmente, o convite para o Brazilian Day Japão, um dos mais importantes eventos de cultura brasileira na terra do sol nascente.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=spI2LFWjZOM]
[ad#ad-2-middle]
De cá pra lá; de lá pra cá
A ligação entre o Brasil e o Japão já é antiga e a admiração pela cultura ocorre tanto de um lado quanto de outro. Prova disso é que o maior acervo de MPB do mundo fica no Japão, bem como a maior comunidade japonesa fica no Brasil. Já mencionei um ótimo exemplo da riqueza da troca cultural entre os dois países no texto sobre a cantora mirim Melissa Kuniyoshi, que apareceu em um programa da TV japonesa, além de ter a oportunidade de cantar com a banda japonesa Begin.
Independente se você gostou ou não da versão japonesa das músicas do cantor Zew’s, o fator mais interessante da história é como ele aceitou a ideia de gravar em japonês sem ter nenhum esteriótipo com o qual estamos acostumados. Em outras palavras, parece que apenas nikeis ou fãs de anime e manga se atrevem a cantar em japonês, não acha? A aposta desse artista é, no mínimo, arriscada e inusitada – e é exatamente por isso que está chamando a atenção dos japoneses.
Se você acha que só os brasileiros podem cantar em japonês, saiba que os japoneses podem cantar em português e já fizeram até um grupo de pagode! Conheça o Y-no, o pagode mais japonês da face da terra! Quer dizer, se é que você já não conhece…
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=4XKGfziuw5c]
Deixe um comentário