Associado à força, determinação e perseverança, o Dia das Crianças japonês, chamado de Kodomo no Hi, é um dos feriados nacionais mais importantes do país. Celebrado todos os anos no dia 05 de maio, ele é parte da Golden Week, a única semana em que os japoneses realmente tiram férias e descansam apreciando a florada das sakuras.
Ao invés de receber presentes, como acontece aqui no Brasil, as famílias japonesas realizam uma série de celebrações para que as crianças continuem crescendo fortes e felizes.
Kodomo no Hi – o dia das crianças no Japão
Costumes e celebrações
Certamente o símbolo mais marcante desse feriado é o Koinobori, uma espécie de bandeirola (biruta) em forma de carpa que é hasteada na entrada das casas. Segundo uma lenda chinesa, as carpas que conseguem nadar contra a correnteza se transformam em dragões. Por isso, o koinobori, que significa literalmente a subida da carpa, representa toda a força e determinação que os pais desejam que suas crianças tenham para enfrentar a vida.
As bandeirolas são coloridas e representam todos os membros da família. A primeira carpa é a maior delas e representa o pai, a segunda é a mãe seguida dos filhos do casal. Ao vento, a família de peixinhos parece nadar, sempre unidos e incansáveis.
As casas também são enfeitadas com kabuto, capacetes de samurai feitos em origami e gogatsu-ningyo, bonecos vestidos de samurai que representam o herói do Período Heian Sakata no Kintoki, chamado de Kintarô quando criança. Conta a lenda que ele, mesmo ainda pequeno, era muito forte, “cavalgava” em um urso ao invés de um cavalo e brincava com animais nas montanhas.
Os pratos típicos da ocasião são o kashiwa-mochi, um bolinho de arroz envolto pela folha de oak recheado com geleia de feijão azuki (vermelho) e chimaki, uma espécie de pasta de arroz envolta pela folha de bambu ou folha de flor de íris, planta típica dessa época no Japão.
Origem
Inicialmente a comemoração chamava-se Tango no Sekku e era celebrada no quinto dia da quinta lua do ano. No entanto, quando o Japão passou a adotar o calendário gregoriano (o nosso bom e velho calendário), a data foi fixada para o dia 05 de maio.
Como podemos perceber, essa é uma celebração repleta de força e samurais. Isso se deve ao fato que, até 1947, o Kodomo no Hi representava apenas o Dia dos Meninos – já o Dia das Meninas, Hina Matsuri, acontece dia 03 de março. No entanto, em 1948, o governo determinou que a data seria um feriado nacional e transformou o Kodomo no Hi no dia de todas as crianças.
No entanto, é sempre interessante observar que, mesmo com a “abertura” de gêneros da festividade, todos os símbolos remetem bastante a virilidade – até mesmo a música folclórica cantada na ocasião, que mostra o pai como o único representante da casa, seguido de seus filhos.
[youtube=”https://www.youtube.com/watch?v=jbv48bOoyh0″]
Japonês: 屋根より高い鯉幟 大きい真鯉はお父さん 小さい緋鯉は子供たち 面白そうに泳いでる |
Romaji: Yane yori takai koi-nobori Ōkii magoi wa o-tō-san Chiisai higoi wa kodomo-tachi Omoshirosō ni oyoideru |
Tradução livre: Do alto da casa sai o koi-nobori Papai é a carpa preta grande Carpas pequenas são as crianças Todos nadam alegremente |
Fontes: About Japan e Wikipedia
Deixe um comentário