6 Dicas para quem vai ao Japão pela primeira vez

Dicas para quem vai ao Japão pela primeira vez | Tadaima Curitiba

Dicas para quem vai ao Japão pela primeira vez

Se você está planejando sua viagem ao Japão e está com várias dúvidas sobre o que vai acontecer durante a sua estadia na terra do sol nascente, talvez eu possa te ajudar um pouco com este post. Algumas dicas soarão como dicas para qualquer viagem internacional – principalmente quando o trajeto é longo e cansativo -, mas acredito que serão de grande serventia para alguns.

Quando fui pela primeira vez ao Japão, em 2008, eu nunca havia andado de avião antes. Como me disseram alguns, logo de cara escolhi um dos lugares mais distantes para subir em um avião pela primeira vez, né? Como foi uma viagem em grupo, com alguns “recém-conhecidos”, foi tudo muito tranquilo – exceto pela velocidade meteórica da viagem, que durou uma semana. Já em minha segunda viagem, como fui sozinha, enfrentei alguns problemas e situações inesperadas, como as que mencionei em meu primeiro vlog.

Indo ao Japão pela Primeira Vez

1. Leve produtos de primeira necessidade em sua mala de mão

Essa vai para qualquer viagem, principalmente se você estiver sozinho. Infelizmente acontece das malas não serem enviadas com o passageiro e você fica, literalmente, na mão. No meu caso, cheguei no aeroporto de Narita simplesmente sem todas as coisas que selecionei para passar os próximos seis meses da minha vida e não tinha sequer um sabonete para tomar banho depois de mais de 30h de viagem. Ou seja, tenha sempre com você no mínimo toalha, sabonete e roupa de baixo.

2. Use roupas confortáveis, se movimente e se alimente bem

Tenho sempre a mesma impressão quando estou dentro de um avião: parecemos estar dentro de um criadouro, no qual os comissários e comissárias de bordo nos mantem sentados e nos entregam comida regularmente. É só apertar um botão, acender uma luzinha e alguém aparece para te trazer água ou comida. Mas a verdade é que não é legal para o seu corpo passar muitas horas sentado, ainda mais com a mudança de pressão que ocorre enquanto estamos no ar. Ande bastante, vá sempre ao banheiro, vá buscar sua própria água e se alongue sempre que possível. Se não conseguir sair, ao menos mude a posição um pouquinho, já ajuda. Ah, e não esqueça de escolher roupas e calçados confortáveis, pois será uma loooonga viagem.

3. Chegando em Shinjuku, a maior estação do Japão

Se você descer em Narita e vai ficar em algum lugar em Tóquio ou proximidades, existe uma infinidade de opções de transporte, desde a mais barata até as mais caras. São elas:

  1. Keisei Limited Express – A mais barata de todas, custa 1000 yen mas demora cerca de 75 minutos para chegar até a estação de Nippori, na qual será necessário embarcar no JR Yamanote Line para chegar até Shinjuku.
  2. JR Sobu Line – Se você quer ir direto pela linha JR, pode pegar o JR Sobu por 1280 yen e ir até a estação de Tokyo e embarcar no JR Chūō em direção a Shinjuku.
  3. Keisei Skyliner – É o trem mais rápido que liga as estações de Narita e Nippori por um preço não tão abusivo, apenas 2400 yen. A viagem dura apenas 40 minutos e é bem confortável.
  4. Limosine Bus – São ônibus muito confortáveis que ligam o aeroporto de Narita com várias estações em Tóquio, mas o valor é um pouco salgado: 3000 yen, com um translado que pode demorar, em média, de 80 a 100 minutos, dependendo da localidade desejada.

4. Jogue o papel higiênico na privada

Já falei sobre esse assunto no artigo sobre os banheiros japoneses, mas é sempre bom relembrar: no Japão você pode usar o papel higiênico e jogar direto na privada, uma maravilha! Mas não se esqueça, apenas o papel higiênico japonês desintegra na água, ou seja, quaisquer outros objetos irão entupir a sua privada, daí já viu né…

5. Tenha sempre dinheiro na mão

Ao contrário de nós brasileiros, que temos horror a ficar com muito dinheiro na carteira, os japoneses pagam quase tudo com dinheiro vivo. No início é muito estranho, quase uma ofensa, quando você simplesmente se vê incapaz de pagar uma conta qualquer com o seu cartão de crédito. Foram incontáveis as vezes que demorei mais de 15min para realizar um pagamento só porque o caixa não sabia operar a máquina jurássica de cartão de crédito – que muitas vezes nem pede senha nem assinatura.

Se você, assim como eu, levou só um pouco de dinheiro “vivo” e deixou sua riqueza no cartão de débito, infelizmente terá que pagar a sua fatura e sacar diretamente do cartão de crédito em algum ATM do Japan Post. Não se esqueça de conferir as taxas cobradas pelo seu banco para não ter sustos na próxima fatura!

6. Siga as dicas de etiqueta para não fazer feio

Há algum tempo fiz uma lista de 11 dicas para não cometer gafes no Japão, como, por exemplo, como entregar o dinheiro após realizar uma compra, quando tirar os sapatos, barulho e celulares dentro dos trens, etc. Confira o post para ver a lista completa.

Para terminar, caso enfrente algum problema, peça ajuda para quem estiver por perto, os japoneses normalmente são bem simpáticos com turistas, não precisa ter medo!

Descubra mais sobre a vida no Japão em Tadaima! Japão


24 respostas para “6 Dicas para quem vai ao Japão pela primeira vez”

  1. Avatar de Arnoud
    Arnoud

    Que legal Mylle obrigado mais uma vez por citar informações muito úteis =) sempre vejo o blog e tenho ele adicionado no meu favoritos do meu navegador e sempre q tem alguma publicação nova eu venho aki p/ dar uma lidinha kkkk

  2. Avatar de aline kashinoki

    Oi Mylle, tudo bem? to voltando pro japao depois de 4 anos daquela primeira vez q fomos! agora estou indo com o grupo sansey, vamos competir no festival yosakoi soran! mandei pra eles alguns dos seus posts (dicas e boas maneiras) pra galerinha que vai comigo! bjos!!!

  3. Avatar de Mylle Silva
    Mylle Silva

    @Aline!

    E acabo de ver que já estão famosos 😉 Parabéns! Espero que todos aproveitem muito a viagem!

    http://g1.globo.com/videos/parana/paranatv-1edicao/t/edicoes/v/londrina-e-o-brasil-no-carnaval-japones/1970553/

  4. Avatar de leonardo dias
    leonardo dias

    Òtimas dicas muito obrigado,você me ajudou muito,por que tenho vontade de estudar fisica no japão,já que o japão é lider na fisica.Então não existe lugar melhor para eu ir e eu também sou apaixonado pelo japão,pelo sua economia,cultura e seu povo.Parabéns.E você é muito simpatica,doce e carismatica.Tudo de bom!!.vlw fuii

  5. Avatar de Mylle Silva
    Mylle Silva

    @Leonardo,

    Isso aí, se você tem um sonho, siga em frente mesmo! Boa sorte para você, estude bastante, tente uma bolsa e vá até o Japão! o/

  6. Avatar de rafael!!^^
    rafael!!^^

    sugoiii!!quando eu estava caçando alguma coisa sobre intercambio encontrei seu vlog!!!muito bom e me motivou a ir também estou a 5 meses fazendo aula de japonês na kumon!!pois ate 2013 quero estar no japão estudando!!^^

  7. Avatar de Mylle Silva
    Mylle Silva

    @Rafael,

    Que bom que gostou de vlog, é muito divertido fazer intercambio no Japão, tenho certeza que vai adorar! 日本語の勉強頑張ってね~

  8. Avatar de Joao Olavo
    Joao Olavo

    Ola ! Obrigado pela ajuda vc poderia me ajudar? estou indo ao Japão para um treinamento gostaria de saber se eu consigo utilizar a internet local com um tablet comprado no Brasil?
    Obrigado?

  9. Avatar de Mylle Silva
    Mylle Silva

    @João,

    Se o seu tablet recebe sinal Wi-Fi você consegue usar sim. Eu pessoalmente não tive a oportunidade de testar, mas sempre via vários japoneses usando seus iPads em locais públicos, como cafés e restaurantes.

    Uma ótima viagem para você! 🙂

  10. Avatar de Jorge Afonso

    este e o País q eu AMOR já ganhei 2 vezes passagem pra ir até o Japan mas ouvi contra tempo e perdi mas eu vou conhecer a terra do NASCENTE curti o que curta.

  11. Avatar de Isadora Nunes

    Tenho 13 anos, mas costumo pensar no meu futuro muito cedo. E o meu sonho é conhecer e estudar no Japão, acho muito interessante.

  12. Avatar de Mylle Silva
    Mylle Silva

    @Isadora,

    Isso aí, nunca desista dos seus sonhos! Estou torcendo por você 😉

  13. Avatar de Michelle
    Michelle

    Muito interessante seu vlog’,pretendo fazer faculdade no japão,mas ainda não tenho uma miníma ideia de como chegar lá 😡

  14. Avatar de Mylle Silva
    Mylle Silva

    @Michelle,

    Querer já é um bom começo! Depois você vai planejando aos poucos e um dia chega lá, tenho certeza! 😉

  15. Avatar de silviamedina
    silviamedina

    Mto legal, fui em dezembro de 2012 e amei! Tambem escrevo, se quiserem saber mais, aguardo a visita!

  16. Avatar de Mylle Silva
    Mylle Silva

    Olá, Silvia,

    Você tem blog? Qual o link? 🙂

  17. Avatar de silviamedina

    Tenho sim, comentando logada agora 🙂
    Bjs

  18. Avatar de Nando
    Nando

    Adoro seu site e seu canal no youtube e queria fazer uma pergunta: vc ficou exatamente aonde lá no Japão quando vc foi?!

  19. Avatar de Luana de Franca Costa
    Luana de Franca Costa

    Olá,

    Estou indo ao Japão pela primeira vez a turismo e estou com uma dúvida, é necessário nós turistas ir na imigração japonesa apresentar o visto?

  20. Avatar de Mylle Silva
    Mylle Silva

    Olá, Luana! Até onde eu sei, é o Consulado Japonês que emite o visto, mesmo o de turismo. Ou seja, não é que você seja obrigada a ir mostrar o visto, são eles que decidem se você terá o visto ou não.

  21. Avatar de Mylle Silva
    Mylle Silva

    Olá, Nando! Fico feliz que goste do blog e dos vlogs que eu fiz. Fiquei em Fuchu, ue é tipo uma região metropolitana da grande Tokyo, em uma universidade chamada TUFS – Tokyo University of Foreign Studies 🙂

  22. Avatar de ione mitie n akiyam

    Estou indo pela primeira vez estou em duvida sobre a conexão da alemanha para narita.

  23. Avatar de Mylle Silva
    Mylle Silva

    Oi, Ione, qual a sua dúvida?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *