Haicais (ou, se preferir, haiku) são poemas curtos originários do Japão, mas não obrigatoriamente com temática japonesa. Assim como toda expressão artística, é possível escrever um haicai sobre qualquer assunto. Mesmo assim, o haicaista Alvaro Posselt decidiu voltar-se um pouco mais às raízes nipônicas em seu quarto livro, intitulado Kaki. A obra será lançada no próximo sábado, dia 26/09, das 14h às 17h, no Paço da Liberdade.
Haicais Nipo-Curitibanos
Como eu tive a alegria de ganhar o livro há algumas semanas e já o li, decidi selecionar alguns haicais para deixar todo mundo curioso. Kaki é uma publicação compacta, dessas que você pode carregar para onde quiser. Além dos poemas, o livro traz também várias ilustrações do artista Tako X, bastante conhecido na cidade por suas caricaturas em eventos.
Originalmente, uma das regras para se fazer um haicai é escolher uma temática chave, o kigo. Existe uma infinidade de temas que normalmente estão relacionados à natureza e às estações do ano. Como no Japão as estações são bem definidas, a mera menção de um elemento já nos remete a sensações e imagens específicas. Mas nós estamos falando de haicais feitos em Curitiba, a cidade com as quatro estações no mesmo dia.
Ao invés de se prender à regra, Alvaro transformou a instabilidade climática em homenagem à cidade. Recentemente ele teve alguns de seus poemas pintados nos muros da Travessa da Lapa. O resultado da iniciativa foi tão positivo que lhe rendeu bastante visibilidade nas redes sociais. Em Kaki a miscigenação poética continua: elementos daqui e de lá estão reunidos em um trabalho divertido, imagético e repleto de reflexões sobre instantes.
Lançamento do livro Kaki
Dia 26/09, das 14h às 17h
Paço da Liberdade
Praça Generoso Marques, s/n
Deixe um comentário