Na próxima quinta-feira (19/07), às 16h, com a presença do Vice-Governador de Hyogo e comitiva do Japão, será realizada a solenidade de inauguração do Espaço Claudio Seto, o novo prédio do Nikkei Curitiba. Na ocasião, também será realizada a abertura da Exposição Claudio Seto – Obras, Memórias e Registros do Artista. A entrada para o evento é gratuita e aberta ao público.
► Confirme a sua presença na Exposição Claudio Seto – Obras, Memórias e Registros do Artista
Espaço Cultural Claudio Seto
O Espaço, que é composto por 3 andares e que terá finalidade multiuso, foi construído com recursos obtidos através de eventos, mensalidades, parcerias e outras ações desenvolvidas pelo Nikkei e também contou com a contribuição do Governo Japonês, que através do Programa de Assistência a Projetos Comunitários de Cultura (APC Cultural), fez uma doação que custeou parte da obra.
O novo espaço servirá não apenas para uma maior difusão da cultura japonesa aos associados, mas também, de espaço onde a comunidade local possa ter acesso a diversas atividades culturais, garantindo assim, que todos os interessados tenham acesso à cultura japonesa, aumentando o conhecimento e o interesse sobre o Japão e fortalecendo a amizade entre os dois países. Em 2018 a imigração japonesa ao Brasil completa 110 anos.
Tanto a cerimônia de inauguração do Espaço Cultural, quanto a abertura da exposição, serão abertas ao público. Além do Vice-Governador de Hyogo, Sr. Kazuo Kanazawa e sua comitiva, outras delegações do Japão (Nishinomiya, Himeji, Awaji, Kakogawa, Toyohashi) estarão em Curitiba, entre os dias 18 e 19 de julho.
Exposição Claudio Seto – Obras, Memórias e Registros
A exposição será aberta junto com a inauguração do espaço e será aberta ao público. A mostra que tem curadoria de Julia Ishida, terá continuidade até o dia 29 de julho, com os seguintes horários de visitação:
– 19/07 (QUI) – das 16h às 20h
– 20/07 (SEX) – das 10h às 20h
– 21/07 (SÁB) – das 10h às 18h
– 22/07 (DOM) – das 10h às 18h
– 28/07 (SÁB) – das 10h às 18h
– 29/07 (DOM) – das 10h às 18h
Quem foi Claudio Seto
Para quem não sabe, Seto foi o primeiro artista a publicar mangá no Brasil – isso no final da década de 1960, quando termos como samurai, ninja, gueixa, katana e outros estavam longe de serem conhecidos em nosso país. Mas, se a maioria admira o Seto quadrinista da época de ouro dos gibis nacionais, eu tive a chance de conhecer outras facetas dele e aprendi muto mais do que qualquer história poderia me ensinar.
► Você pode gostar também: O que Aprendi com Claudio Seto
Em Curitiba, ele fomentou a comunidade japonesa a preservar suas raízes culturais através dos festivais japoneses (matsuri) e também trabalhou como artista plástico, chargista, fotógrafo, jornalista e bonsaísta. Faleceu em novembro de 2008, deixando muita saudade e um legado que até hoje incentiva seus amigos, familiares e admiradores a dar continuidade ao seu trabalho.
Serviço
Inauguração do Espaço Cultural Claudio Seto (Nikkei Curitiba)
A partir das 16h
Rua Padre Julio Saavedra, 598 – Uberaba – Curitiba/PR
Entrada é gratuita
Deixe um comentário