O Japão é o país dos detalhes (e eu tenho a impressão que já disse isso quando falei sobre as gafes). Dentre as muitas coisas que percebi uma me chamou tanto a atenção que senti vontade de escrever sobre: as pequenas etiquetas com a logomarca da loja.
No primeiro mês eu pensei, mas o que é isso, para que serve afinal? Apenas um detalhe, uma marca que o produto foi comprado ali, mas será que eu preciso saber disso? E por que?
O pior é que eu não conseguia perceber a frequência com que as etiquetas apareciam. Às vezes eram colocadas, às vezes não. Decidi que começaria a prestar mais atenção no processo como um todo para descobrir.
Confiança e Confirmação
Apesar do Japão ser um país muito seguro e as lojas serem bastante livres, os japoneses preferem prevenir o mal entendido. Percebi que as etiquetas eram usadas como um sinal de que o produto já foi comprado e que, se eventualmente se o cliente quiser voltar para dentro da loja e escolher mais alguma coisa, ele pode ficar segurando o que acabou de comprar sem problemas.
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A frequência também foi bem fácil de descobrir: como no Japão atual existe uma preocupação muito grande com o lixo produzido, muitos clientes levam suas sacolas ecológicas ao mercado. Nesse caso – ou quando você compra apenas um produto e diz que não precisa de sacola – o atendente coloca uma pequena etiqueta como um sinal que o produto foi pago.
Desse pequeno detalhe eu concluo que a relação de confiança no Japão é forte porque ambos os lados estão envolvidos e cumprem a parte que lhes cabe. No caso das etiquetas, quem compra agradece pela preferência e quem vende deixa o comprador certo de que nenhum mal entendido irá acontecer.
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