Entre os dias 06 e 20 de junho de 2007 acontece a exposição de fotos cujo tema é Cultura Pop Japonesa. São 20 imagens ampliadas em 30x40cm de cosplayers e eventos que aconteceram em Curitiba. As fotos são de Mylle Silva e abaixo segue o texto sobre a exposição.
Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 506 (Ticcolor), próximo ao shopping Itália.
O Tradicional que é Pop
A Cultura Japonesa em Curitiba
Em 2008 completará 100 anos de imigração japonesa no Brasil, país que abriga a maior colônia japonesa fora do Japão. Além disso, a partir de 1994 os animês (animações japonesas) foram popularizados através do título Cavaleiros do Zodíaco. A partir de então, o número de fãs da cultura pop japonesa, a qual engloba mangás (quadrinhos japoneses), animês, jogos e etc, cresce cada vez mais.
No Brasil acontece o maior evento do segmento da América Latina, o Anime Friends, que reúne 50 mil pessoas durante quatro dias das férias de julho. É comum que os fãs reunam-se em caravanas, sendo que de Curitiba saem quatro ônibus cheios de jovens (e às vezes não tão jovens assim) em direção à São Paulo.
É difícil apontar uma faixa etária para os fãs. Normalmente varia de 15 a 25 anos, mas nada impede que pessoas mais jovens ou mais velhas admirem a cultura japonesa e suas demonstrações de cultura pop. Não tem idade para gostar de boas histórias, ainda mais muito bem ilustradas.
Outro fator importante é que, ao contrário do que pensam os que desconhecem o conteúdo dos animês e mangás, os enredos não são apenas cheios de violência e direcionados para crianças. Muito pelo contrário! Os mangás e animês fazem parte da segmentada industria cultural japonesa, sendo que cada faixa etária tem opções de histórias que condigam com sua idade, bem como com seu sexo.
Em Curitiba acontecem dois tipos de eventos distintos: os matsuris, grandes feiras gastronômicas com um toque de cultura japonesa, e os eventos voltados aos fãs da cultura pop japonesa. Atualmente acontece o AnimeXD, que em sua última edição recebeu mais de mil pessoas. E é nesse tipo de evento que mais aparecem os cosplayers. Cosplay é uma contração da expressão do inglês “costume play”, ou seja, roupa de brincar. A prática consiste em caracterizar-se como algum personagem, normalmente quando o cosplayer identifica-se com o personagem em questão.
Esta exposição tem como objetivo mostrar um pouco do que acontece em tais eventos, bem como divulgar e acima de tudo convidar todos os interessados a participar dos eventos realizados constantemente na cidade.
Deixe um comentário