com release da Editora Insight
Entre os dias 6 e 29 de agosto, o Museu Guido Viaro apresenta a exposição de obras do artista plástico japonês radicado no Brasil, Masanori Fukushima (1931-2008), com curadoria de Constantino Viaro e Jair Mendes.
Ex-professor da Universidade Takushoku, em Tokyo, Masa passou a se dedicar mais intensamente em sua carreira artística após se aposentar. Frequentou Atelier de Arte do Museu Alfredo Andersen, em Curitiba, produzindo um conjunto de obras amplo, marcado pela intensidade, tendo participado de várias exposições no Brasil, na Itália e no Japão. Com destaque para três edições do Nikaten, um dos mais importantes salões de arte do Japão.
Masanori Fukushima
Masanori Fukushima nasceu em Kobe, Japão, em 1931. Testemunhou o bombardeamento de sua cidade e a tragédia nuclear de Hiroshima, cidade próxima à Kobe. Apesar das adversidades formou-se em Direito na Universidade Hitotsubashi, em Tokyo. Em 1964, se estabelece no Brasil, ingressando como bolsista na Fundação Escola de Sociologia de São Paulo, onde fez seu mestrado. Em 1967 retorna para o Japão com a esposa e ingressa na Universidade Takushoku como professor. Mais tarde obtém seu título de Doutor na UFPR em 1985. Em 1990, torna-se diretor da Instituição Japan Society for Promotion of Science, órgão do Ministério da Educação do Japão, em São Paulo. Após retornar ao Japão passa a estudar arte como hobby. Sempre que possível, trazia para as telas referências particulares da experiência no Brasil, evidenciando, assim, a peculiaridade de suas obras. Em 1996, aposenta-se, passando a dedicar-se à sua carreira artística.
Serviço
Exposição: Masa no Museu Guido Viaro 2015
Local: Museu Guido Viaro
Data: 6 a 29 de agosto
Horário: abertura às 19h30min
Estará disponível na exposição o livro Masa: Trajetória Artística de Masanori Fukushima, lançado pela Editora Insight, em 2008 no MON – Museu Oscar Niemeyer. O livro possui 96 páginas coloridas, onde foram reproduzidas 115 obras do Masanori, entre mais de 300 obras produzidas pelo artista.
Deixe um comentário