Exposição de fotos e palestra mostram a reconstrução da costa japonesa

Contêiner com o grafite do artista Titi Freak
Contêiner com o grafite do artista Titi Freak
Contêiner, casa provisória de muitas pessoas após o tsunami, com o grafite do artista Titi Freak

Anteriormente mencionei a exibição do documentário Fukushima Hula Girls como sendo uma das ações promovidas pelo Consulado Geral do Japão em Curitiba em março de 2012, um ano após o Grande Terremoto do Japão seguido por tsunami. Outros dois eventos acontecerão em conjunto: a palestra com o artista Titi Freak, responsável por levar um pouco de arte e alegria para a vida das pessoas que perderam tudo no tsunami; e uma exposição de fotos sobre a recuperação japonesa.

Palestra Titi Freak Arte, um caminho para a reconstrução

Titi Frek é um artista brasileiro que atualmente reside e trabalha no Japão, foi escolhido pela Fundação Japão para decorar e diferenciar as novas “casas” dos habitantes da região de Ishinomaki, bastante atingida pelo tsunami de 11 de março de 2011. Cada família recebeu uma espécie de contêiner, equipado com banheiro e cozinha, para morar até que a reconstrução de suas moradias esteja completa – processo que demorará cerca de 2 anos para terminar, segundo as autoridades. Como todas as caixas brancas eram iguais, muitas pessoas, principalmente as de mais idade, começaram a se confundir de casa, optando-se assim por uma individualização de cada contêiner.

A palestra de Titi Freak, intitulada Arte, um caminho para a reconstrução! pretende mostrar como o trabalho do artista melhorou a vida das pessoas das áreas atingidas. Além disso, será exibido um vídeo contando um pouco sobre a reconstrução na região. A palestra acontecerá dia 23 de março (sex) às 19h no Auditório do Museu Paranaense (capacidade para 100 lugares). A entrada é gratuita, mas é necessário de inscrever previamente através do e-mail cultura@cl.mofa.go.jp (enviar nome e telefone).

[ad#ad-2-middle]

Exposição de Fotos Obrigado Brasil

A exposição de fotos intitulada Obrigado Brasil! tem por objetivo apresentar os esforços nas obras de reconstrução e mostrar as belezas e os atrativos da região Leste do Japão. As imagens ficarão expostas no Museu Paranaense de 24 de março (sáb) até 31 de março (sáb) e estará aberta ao público no horário normal de funcionamento do museu – terças a sextas-feiras das 9h às 17h; sábados e domingos das 11h às 15h (nas segundas-feiras o Museu é fechado). A entrada é franca.

Mais informações podem ser encontrada no site do Consulado Geral do Japão em Curitiba, ou entrando em contato com o consulado através do telefone (41)3322-4919 ou pelo e-mail cultura@c1.mofa.go.jp.

Serviço

Palestra Arte, um caminho para a reconstrução
Dia 23 de março (sex), às 19h
Duração de aprox. 2h
Auditório do Museu Paranaense
Rua Kellers, 289, São Francisco, Curitiba, PR
Entrada franca via inscrição prévia
Enviar nome e telefone para cultura@c1.mofa.go.jp

Exposição de Fotos Obrigado Brasil
De 24 a 31 de março
Das 9h às 17h (ter ~ sex)
Das 11h às 15h (sáb ~ dom)
Museu Paranaense
Rua Kellers, 289, São Francisco, Curitiba, PR


3 respostas para “Exposição de fotos e palestra mostram a reconstrução da costa japonesa”

  1. Avatar de Carlírio Neto

    Saudações

    Mylle, estas são excelentes divulgações de palestras!

    Procurarei me inscrever.

    Até mais!

  2. Avatar de Renato
    Renato

    Muito obrigado pela divulgação, foi ótima a palestra!

  3. […] dois eventos acontecerão em conjunto: a palestra com o artista Titi Freak, responsável por levar um pouco de […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *