![Fukushima Hula Girls, documentário sobre a reconstrução de resort após 3.11 Fukushima Hula Girls, documentário sobre a reconstrução de resort após 3.11](https://tadaima.com.br/wp-content/uploads/2012/03/fukushima-hula-girls.jpg)
Em março de 2012 o terremoto seguido de tsunami que atingiu o Japão completou um ano e, para relembrar a data, o Consulado Geral do Japão em Curitiba promoverá alguns eventos relacionados ao tema. Um deles é a exibição do documentário Fukushima Hula Girls (がんばっぺ フラガール!- Ganbappe Fula Girl! no original). O filme será exibido na Cinemateca de Curitiba nos dias 17 e 18 de março (sab e dom), às 14h em ambos os dias. A entrada é franca.
Fukushima Hula Girls
O resort “Spa Resort Hawaiians” foi construído em 1966 na região de Iwaki é um dos principais pontos turísticos do local. No entanto, após o tsunami que atingiu a costa japonesa em 11 de março de 2011, a construção foi destruída, além da área ficar muito próxima a usina nuclear de Fukushima, também atingida na ocasião.
[ad#ad-2-middle]
O documentário mostra o esforço de todos os Hawaiians, principalmente das Hula Dancers, em reconstruir tudo o que foi destruído – local de apresentações, de trabalho e um lar. Para isso elas viajaram o Japão inteiro a fim de juntar dinheiro para a reconstrução do resort.
O vídeo mostra como as dançarinas lidaram com a situação no dia a dia e também como encararam o problema da radiação – sempre dançando e com um sorriso no rosto, para que no futuro mais e mais pessoas pudessem sorrir.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=qgRpNbCebLc]
O documentário conta com a direção de Masaki Kobayashi, trilha sonora de Jake Shimabukuro e a narração de Yu Aoi.
A exibição na Cinemateca de Curitiba será em japonês com legendas em português. Quem tiver interesse, pode visitar o site oficial do documentário e a página do facebook do Spa Resort Hawaiians (ambas em japonês). Na página do facebook, é possível ver fotos e vídeos do local e das apresentações das dançarinas de hula.
Dica! Visite o site de Jake Shimabukuro, responsável pela trilha sonora. Ele é especialista em Ukulele e toca muito bem, é encantador!
Deixe um comentário