Quem aí além de mim está morrendo de saudade daquele almoçar um prato tipicamente japonês ao som do taikô? Pois estamos prestes a matar a nossa vontade, porque está chegando o Hana Matsuri 2017! O Natal Budista acontecerá dias 08 e 09 de abril (sábado e domingo), das 11h às 19h, no Parque São José. O parque fica bem pertinho do portal de São José dos Pinhais, olha só o mapa. A entrada, como sempre, é franca.
Saiba como chegar ao Parque São José
O evento é realizado pelo Tomodachi – Centro Ásia e conta com o apoio da Prefeitura de São José dos Pinhais (que abriga o festival desde 2015 com muito carinho) e da empresa alimentícia Sakura. Ah, e esse cartaz f*** de lindo foi feito pelo sempre talentoso Guilherme Match (depois dá uma passada no Instagram dele pra ver mais lindezas).
O Hana Matsuri é um evento de pequeno porte, feito com muito carinho, e com o propósito de comemorar o nascimento do primeiro Buda. Por isso, além da feira de artesanato e das barracas com pratos típicos japoneses, a comunidade Budista de Curitiba se reúne para o cortejo de acólitos e as bênçãos com a distribuição de omamori (amuletos de proteção) aos visitantes.
Sobre a origem do Hana Matsuri
De acordo com a sua biografia, no momento de seu nascimento, uma música celestial ecoou pelos quarto cantos do universo e todos os seres que habitavam o mundo sentiram uma grande bem aventurança. As flores desabrocharam mostrando todo o seu colorido e do céu caiu uma suave chuva de nectar.
Existem várias denominações para o Buda : Xaquiamuni, Oshakasama, Shakuson que significam “ pessoa venerável da família Shaka”.
O nascimento do Buda ocorreu há aproximadamente 2630 anos, no nordeste da India e quando criança era chamado de Sidharta Gautama. Sidharta era filho de rei Sudhodana e da rainha Maya.
O seu nascimento é precedido por um fenômeno muito interessante. Certa noite a rainha Maya teve um sonho estranho. Um elefante branco surgira e entrara em seu corpo através de sua axila direita. Muitos interpretaram o sonho como um bom presságio, pois entendiam que em breve a rainha conceberia um filho. Assim, os budistas do mundo inteiro fazem questão de incluir nas comemorações do nascimento do Buda a imagem de um elefante branco, pois ele é o mensageiro do seu nascimento.
Deixe um comentário