Hana Matsuri 2019 – data e local confirmados

Hana Matsuri 2018 foto por Talitha Bodnar

Chegou a hora de falar de coisa boa: o Hana Matsuri 2019 já tem data e local confirmados. O Natal Budista do Paraná acontecerá nos dias 13 e 14 de abril (sábado e domingo), no Parque São José, das 11h às 19h.

>> Saiba como chegar ao Parque São José <<

O evento é uma realização do Templo Budista Jodoshu Nippakuji de Curitiba e, desde 2015, conta com o apoio da Prefeitura de São José dos Pinhais e da Secretaria de Cultura de SJP

Hana Matsuri 2019

O Natal Budista segue a tradição que iniciou em 2005. No sábado, às 14h, acontecerá o cortejo dos acólitos e distribuição de amamori (amuletos de proteção), seguido da cerimônia do Kambutsue (banho de chá doce no pequeno Buda).

>> Confira a programação oficial do festival <<

Como nas últimas edições, essa é uma versão resumida e aconchegante dos matsuri que acontecem no Parque Barigui. Por isso, tanto a feira de artesanato quanto a área de gastronomia são reduzidas.

Foto tirada por Talitha Bodnar

Sobre a origem do Hana Matsuri 2019

De acordo com a sua biografia, no momento de seu nascimento, uma música celestial ecoou pelos quarto cantos do universo e todos os seres que habitavam o mundo sentiram uma grande bem aventurança.

As flores desabrocharam mostrando todo o seu colorido e do céu caiu uma suave chuva de nectar.

Existem várias denominações para o Buda : Xaquiamuni, Oshakasama, Shakuson que significam “ pessoa venerável da família Shaka”.

O nascimento do Buda ocorreu há aproximadamente 2630 anos, no nordeste da India e quando criança era chamado de Sidharta Gautama.

Sidharta era filho de rei Sudhodana e da rainha Maya.

O seu nascimento é precedido por um fenômeno muito interessante.

Certa noite a rainha Maya teve um sonho estranho. Um elefante branco surgira e entrara em seu corpo através de sua axila direita.

Muitos interpretaram o sonho como um bom presságio, pois entendiam que em breve a rainha conceberia um filho.

Assim, os budistas do mundo inteiro fazem questão de incluir nas comemorações do nascimento do Buda a imagem de um elefante branco, pois ele é o mensageiro do seu nascimento.


4 respostas para “Hana Matsuri 2019 – data e local confirmados”

  1. Avatar de Juri Peixoto
    Juri Peixoto

    Poxa! De Novo! Muito fora de mão. Pra mim em todos esses anos o melhor Hana Matsuri até hoje foi o de 2009, no Bosque Italiano. Foi perfeito pois a parte pop ficou separada da tradicional, tinha bastante espaço para as barracas de comida separada das barracas de lembrancinhas, mangás, roupas e etc. Tinham 3 palcos, 1 pra as coisas de cultura pop e da otakada, um normal com karaoke normal, e 1 pra as apresentações tradicionais. A tendinha de saudação a buda fucava separado num lixal mais calmo, mas condizente com o significado original do festival q é comemoração do aniversário de Buddha e não uma fila no meio duma bagunça de gente falando enquanto outras tiram foto. Parece blasfêmia até! Rezo pra que voltem a fazer lá no Bosque Italiano infinitamente mais adequado nem q cobrem ingresso, q já ajuda a dar uma peneirada nos maus elementos apenas de passagem sem real unteresse no evento, e custear uma maior qualidade pro evento. Acho q é difícil por ser um local público mas de qualquer maneira fica a dica. Ou então em um lical privado mesmo com bastante espaço pra essa separação d parte pop otaku da tradicional japonesa e outros eventos aleatórios a cultura japonesa q andam sendo acrescentadas há um bom tempo nesses matsuris. Quando fui ano passado fiquei decepcionada q foi uma tendona no parque. Estava esperando q fosse um verdadeiro festival q usaria o parque inteiro e poderíamoas passear entre uma barraca e outra. Mas foi tudo concentrado. Fui disposta a ir nos 2 dias, acabei só ficando 3 horas no Sábado e desisti do domingão…

  2. Avatar de Mylle Silva

    Oi, Juri. Compreendo sua decepção, mas se tem um aspecto que sempre deixei bem claro sobre todos os matsuri organizados no Parque São José foi o tamanho reduzido do evento. Sempre aviso antes que é um evento beeeeem menor que os demais, então sua expectativa foi infundada. O que passou, passou. Hoje trabalhamos com o que temos.

  3. Avatar de Isabella
    Isabella

    Quando foi feito em sjp, bastante gente reclamou por ser absurdamente longe. No Barigui era mais prático. Gostaria muito de ir…

  4. Avatar de Mario Sumida
    Mario Sumida

    Vamos todos prestigiar, que vale vale a pena, amplo estacionamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *