Japão, o País Estranho – Uma visão crítica sob o olhar de um japonês

Japão, um país estranho - Uma visão crítica pelo olhar de um japonês
Japão, um país estranho - Uma visão crítica pelo olhar de um japonês
Imagem final da animação "Japão, um país estranho"

Há algum tempo divaguei um pouco sobre qual seria a motivação das pessoas para gostar tanto do Japão. Se falarmos apenas sobre manga e anime, o olhar ficará um pouco  restrito, afinal a cultura japonesa é milenar e seus admiradores estão espalhados pelo mundo inteiro. No texto anterior mencionei que os seres humanos, de maneira geral, se sentem atraídos pelo que é diferente. Mas afinal, o que é diferente no Japão?

Japão, O País Estranho

Uma amiga me enviou o vídeo “Japan, The Strange Country“, uma animação feita por Kenichi Tanaka, um designer japonês com uma ótima visão sobre sua sociedade e país. Inicialmente havia uma versão com legendas em inglês, mas por algum motivo (quem sabe alguma crítica ao trabalho dele), foi tirada do ar, restando apenas a versão em japonês. Mas, como o vídeo é repleto de animações e muito bem feito, é possível compreendê-lo mesmo sem saber japonês.

[vimeo=http://vimeo.com/9873910]

 

Como a animação foi produzida em 2010, alguma informações podem estar desatualizadas, como o fato do Japão ser a segunda maior economia do mundo – no ano passado o país tornou-se a terceira maior economia do mundo, depois de ser ultrapassado pela China.

A animação traz informações básicas sobre a terra do sol nascente, como área, população, média de vida, cultura, além de um pouco de história recente, como o fato de ser o único país a ser bombardeado com bombas atômicas e, a partir de então, declarar em sua constituição que não faria ou participaria de nenhuma outra guerra.

A partir de então são mostrados oito aspectos que fazem do Japão o país estranho:

  1. Característica das pessoas e da sociedade;  
  2. Curiosidades sobre Tóquio,a capital do país; 
  3. Alimentação; 
  4. Tecnologia; 
  5. Água; 
  6. Sushi e peixes;
  7. Relacionamentos amorosos;
  8. Suicídio

Kenichi Tanaka, o autor

Kenichi Tanaka é natural de Nagoya e se formou na University of Fine Art and Music, localizada em Aichi. Também estudou na Califórnia, no College of the Arts. O fato dele ter estudado no exterior confirma a minha teoria de que os japoneses que tem contato com estrangeiros ou moram em outros países acabam desenvolvendo uma visão mais crítica sobre seu próprio país – e podem ser mal interpretados pelos seus conterrâneos, como parece ser o caso.

Naturalmente, qualquer um que mora fora um tempo fica mais crítico sobre seu país, independente se é japonês, indiano, esloveno ou brasileiro. No entanto, os japoneses tem uma visão tão fechada sobre si mesmos que essa mudança de pensamento se torna muito mais visível. Proa disso é que o rapaz produziu uma animação ótima criticando seus próprios costumes sem ser ofensivo, ao meu ver.

E você, que olha o Japão “do lado de fora”, concorda com ele?

Leia outros textos da coluna Japonismo.

Atualizado 29 de fevereiro de 2012

Agradeço a Sabrina por ter deixado nos comentários o link para o vídeo com legendas em português!

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=PCs5tjdMRp0]


3 respostas para “Japão, o País Estranho – Uma visão crítica sob o olhar de um japonês”

  1. Avatar de João Pedro
    João Pedro

    pior mylle-chan, eu concordo com ele xD
    em ylle ja pensou fazer um post falando sobre os fetiches dos japoneses? e o porque deles terem uma mente fraca para escolher logo o suicídio como opção de fim de sofrimento?
    você presencio algum suicídio no japão? o.o

  2. Avatar de sabrina
    sabrina

    Olá, gosto muito de receber as atualizações do Tadaima. Fui procurar sobre o documentário “Japão, o país estranho” e encontrei uma versão com legenda, talvez seja do interesse de vocês e dos leitores:

    http://www.youtube.com/watch?v=PCs5tjdMRp0

    Atenciosamente,
    Sabrina ^^

  3. Avatar de Mylle Silva
    Mylle Silva

    @Sabrina

    Obrigada pelo comentário, acabei de atualizar o post com o link do vídeo com legendas!

    Sobre receber as novidades do Tadaima, basta inscrever seu email no campo disponível na lateral direita, entre as propagandas 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *