Monte Fuji, o símbolo do Japão durante o céu de inverno

Monte Fuji, o símbolo do Japão, durante o céu de inverno
Monte Fuji, o símbolo do Japão, durante o céu de inverno
Vista da janela do meu quarto no Japão: Monte Fuji e o entardecer

Gosto muito do céu durante o inverno. Naqueles dias de bastante frio, quando o chão amanhece branco de geada em Curitiba, o céu amanhece lindo, sem nenhuma nuvem e de um azul que só de olhar dá gosto por estar vivo. Tive a mesma sensação no Japão: a medida que os dias iam ficando mais frios, o céu ficava mais e mais azul, e o entardecer cada vez mais colorido. Foi assim que comecei a tirar algumas fotos do entardecer que eu via pela janela do meu quarto no alojamento universitário japonês, sempre com o Monte Fuji em evidência.

Monte Fuji, um símbolo japonês

O Monte Fuji é a montanha mais alta do Japão, com 3776 metros de altitude. Apesar de ser um vulcão ativo, os riscos de erupção são baixos, tornando o monte um ponto turístico bastante visitado por pessoas do mundo inteiro durante os meses de julho e agosto, época em que a escalada é permitida. Localiza-se na ilha de Honshu, entre as pronvíncias de Shizuoka e Yamanashi, a oeste de Tóquio.

A montanha é sempre retratada em filmes, fotos e desenhos, mas um dos mais famosos e conhecidos trabalhos é do artista Katsushika Hokusai e suas 36 Vistas do Monte Fuji, uma série de ukiyo-ê (gravuras japonesas) na qual o Monte Fuji foi desenhado em vários ângulos, alguns mais óbvios e outros mais inusitados.

A Grande Onda, da série de ukiyo-ê 36 Vistas do Monte Fuji de Katsushika Hokusai
A Grande Onda, da série de ukiyo-ê 36 Vistas do Monte Fuji de Katsushika Hokusai

Fuyuzora, o céu japonês no inverno

Durante uma aula de kanji, o professor falou algo interessante: existe uma palavra para designar o céu japonês de inverno, 冬空 (fuyuzora) – não poderia ser mais óbvio do que os kanjis de inverno e céu, respectivamente. Além disso, ele explicou que no inverno é possível ver o céu limpo porque a sujeira não “sobe”, diferente do verão, em que o céu fica cheio de resíduos, impedindo de se ver o Monte Fuji, por exemplo.

E foi juntando o céu de inverno e o símbolo do Japão que montei uma pequena coleção de fotos de alguns dos mais belos finais de tarde que vi através da janela do meu quarto durante o mês de janeiro de 2012. Você também não acha lindo?

Continue lendo sobre a vida no Japão.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *