Origami: uma família difundindo a arte nas escolas

Origami: uma família difundindo a arte nas escolas

Era final de 2012, último ano no qual tivemos a aprovação de projetos de Mecenato aqui em Curitiba. Minha amiga Yurie Handa chegou com a notícia de que o seu projeto fora aprovado pela Fundação Cultural: a ideia era ir até as escolas municipais da cidade ensinando a fazer origami. Depois de mais de um ano trabalhando na captação dos recursos para viabilizar a ação, Yurie está em sua peregrinação – aliás, toda a família Handa está com ela.

Conheça e curta a página Handa Origami

Quase todos os dias vejo fotos novas do trabalho realizado e o que mais me encanta não são as crianças feliz (afinal, que criança não fica feliz ao brincar com papel?) mas a felicidade estampada nos rostos dos mediadores do projeto, dispostos e felizes ao ensinar alguns origamis para a molecada.

Sendo assim, gostaria de te convidar para conhecer esse maravilhoso trabalho que está sendo realizado em nossa cidade mas que fica um pouco escondido, perdido. No final das contas, não precisamos da cultura colocada num pedestal, longe do alcance das mãos, mas sim de uma cultura que tenha contato com o outro, que seja próxima a ele. E nada mais próximo de uma criança do que entrar em sua escola para lhe mostrar algo novo.

 

P.S.: Vale lembrar, ainda, que a família trabalha há anos com origami e sempre participa dos matsuri de Curitiba com o estande Art Oriente.


5 respostas para “Origami: uma família difundindo a arte nas escolas”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *