Os Mini Matsuris deixarão de acontecer

Cerca de três meses depois da “novela” de reclamações dos moradores dos arredores da Praça do Japão, a organização do evento, juntamente com a Prefeitura, decidiu acabar com os Mini Matsuris na Praça do Japão.

No entanto, para compensar a perda, nos dias 07 e 08 de março acontecerá a Feira Gastronômica e Festival das Bonecas na Praça do Japão, das 12h às 21h. Diferentemente dos eventos que aconteciam até então, esse não terá palco nem som, além de um maior policiamento (guardas municipais e polícia militar) e seguranças particulares no local.

A Feira contará com atividades diferenciadas, como oficinas de origami, professores de Japonês para escrever nomes nos caracteres da língua japonesa, apresentação de música tradicional e outras atividades. Já a Feira Gastronômica continuará a mesma, contanto agora com mais participantes.

Festival das Bonecas

O Festival das Bonecas ou Hina Matsuri é uma festividade bastante tradicional no Japão, iniciada no Período Edo (de 1603 a 1867). Acontece no terceiro dia do terceiro mês, ou seja, dia 03 de março e tem como objetivo comemorar a saúde e a felicidade das meninas.

O Consulado Geral do Japão em Curitiba realizará a exposição das Hina Ningyo (bonecas japonesas) dentro da “pagoda” (casa na Praça do Japão), como mostrado no foto abaixo.


P.S.: Sim, o evento mudou de nome e de formato. Espera-se também que as pessoas mudem as atitudes durante o evento (e isso inclui todos os frequentadores, sem exceção). Por isso, vamos aproveitar essa nova chance para provarmos que podemos fazer um evento na Praça do Japão sem perturbar a vizinhança!

P.S.²: Só para deixar claro que os estandes de touquinhas, bottons e o estande da Seiryu continuarão pa participar dos eventos na Praça do Japão. E sobre o som, quem quiser pode levar caixinhas de som de computador ou um pequeno som para dançar, sem problemas.


29 respostas para “Os Mini Matsuris deixarão de acontecer”

  1. Avatar de rytsan
    rytsan

    mudar na marra, aeeee

  2. Avatar de Julio
    Julio

    AAAAAAAAAAA q vontade de bate nos velhos reclamões!!! MEu deus do ceu, 3 meses esperando um mini matsuri e agora nao vai ter maix ¬¬’

  3. Avatar de Pein
    Pein

    Que pena eu faço minha parte que é cuidar do gupo KNIGHTS para que eles nao bebam o sujem a praça mas tem sempre uma pessoas que estragram os mini-matsuri.
    Mas assim um tempo parado faz com que essas pessoas esquesam de ir para esses eventos.
    Mas tambem não ficarei parado quero que todas as pessoas que querem os mini mandem e-mail, liguem, reclamem, façam alguma coisa pra voltar o mini-matsuri.
    O mini-matsuri é um evento pra reunir os amigos e curtir as festas e som, igual ao Carnaval.
    Eu só acho injusto é que eles proibem o mini-matsuri, e não probibem o carnaval que faz 10x mais estrago do que o mini-matsuri do ano inteiro.

  4. Avatar de Capetoide
    Capetoide

    mesmo um minimatsuri… aff sem musica… NAO TEM GRAÇA… pow qual o problema…

    se pelo menos ainda tivesse musica…
    dai dava pra comer e curti a musica…

    pow… sem musica, sem matsuri dance… q chato =/

  5. Avatar de Anonymous
    Anonymous

    não é justo isso deviamos reunir o pessoal e fazer um protesto os problemas poderiam se resolvidos sem o termino do evento os moradores só reclamavam porque nao podiam passear com seus cachorrinhos e fazer a sujeira de sempre na praça sem ter que ver gente “estranha” se eles pelo menos aproveitasem o evento saberiam que ele tem suas vantagens e eu concordo com o Pein disse o carnaval faz 10x mais estrago do que o mini-matsuri do ano inteiro

  6. Avatar de Capetoide
    Capetoide

    pena q os cara ou gosta do carnaval ou do feriado dai nem liga… enche a cara e ta nem ai =/

  7. Avatar de Anonymous
    Anonymous

    Q ruim… nunca fui numa mini, agora q eu naum vo mesmo TT-TT
    Eu adoro td q é relaciona ao Japão, mas eu sei q naum é nd legal fica ouvindo música alta td a hora e talzs, mas naum precisava acaba com o mini, e depois?! serão as imin?a harus?E O PARQUE DO CENTENÁRIO?AINDA NEM SI SE COMEÇARAM!!!!QUEREMOS(eu pelo menos :3) O PARQUE DO CENTENÁRIO!!!!!!!

  8. Avatar de edihkd
    edihkd

    mini se não for na praça n tem graça

  9. Avatar de Leite
    Leite

    putz mas q porcaria …..nessa cidade intera nunca acontece um evento q preste …..e o unico q tem eles cancelam …..poxa q bosta hein …….é só uma vez por MES q acontece e eles preferem estragar a unica coisa q faz a diversao dos jovens curitibanos ……..Querem escutar uma piada???!!!

    Toc-Toc….
    Quem é …???
    VAUM PO INFERNOOOO !!!!!!!

    olha vlw msm bandu de moradores babacas …..ignorancia mata …..bando de MANÈS …..troféu joinha pa vcs ……>.<

  10. Avatar de Anonymous
    Anonymous

    Poxa que coisa chata…. Os eventos estão sumindo do nosso calendário… Minis já num existem mais, e isso já era esperado, mas e os Grandes? Hana, Haru, Imim? Será que acontece? Será que eles terão atrações bacanas? Palco 2 já era… E agora? Mas como que fica pra difundir a cultura japonesa? Certo que a bagunça e desordem de pessoas mal intencionadas nos eventos estragam isso, mas e pra quem admira a cultura, respeita e tenta fazer as coisas melhorarem nos eventos? Certo que estamos todos cansados de Minis com bebidas, lixo, bagunça e brigas. Se não haverá mais Minis, que ao menos os Eventos grandes sejam realmente bons… Contamos carinhosamente com eventos grandes agora…
    Mai Maiden

  11. Avatar de João Álvaro
    João Álvaro

    Ois!
    E o parque do centenário?já começaram as obras?

  12. Avatar de Marcelo
    Marcelo

    não acredito que fizeram isso
    e aqueles que querem ver a parte de animes e mangás?

  13. Avatar de Joaninha
    Joaninha

    nós como frequentadores de matsuris, e afins, temos o DIREITO de ter o nosso espaço cultural; porque muitas pessoas podem chamar de barulho, mas muiitas outras pessoas gostam, e estão lá para se divertir. certamente que os baderneiros que fazem muita fuzarca e entre outras coisa,s deveriam ser expulsos, ou qualquer outra coisa; mas pra que isso aconteça pessoas que nao fazem NADA, somente dançam e assitem apresentações precisam perder os matsuris? sinceramente, isso é errado.

  14. Avatar de Starkiller
    Starkiller

    e naum vai ter campeonato de games? Quem joga Soul Calibur ou Tekken pelo amor de Deus…

  15. Avatar de Zero-kun
    Zero-kun

    Pelo menos ainda teve esse "matsuri" ainda

    nha quero dança Matsuri Dance >_<

  16. Avatar de Bolinha
    Bolinha

    o jeito é ir pro af xD

  17. Avatar de Anonymous
    Anonymous

    Mini matsuri pra difundir a cultura japonesa? Pelo amor de Deus! Aquilo mais parece um carnaval. Tem foliões, as mesmas ‘marchinhas’ de sempre, e músicas coreografadas. O que vocês chamam de parapara pode ser encontrado como Axé, nos carnavais.

    Esse Hina matsuri mesmo sem matsuri dance é muito mais cultural que os mini. Professores de japones, musica tradicional, origami, além da exposição de bonecas. Além do que matsuri dance não é cultura japonesa. Bon odori é.

  18. Avatar de Anonymous
    Anonymous

    Ei, para aqueles que desejam curtir a cultural japonesa – Vamos lá!! Gostei muito mais do formato atual – oficinas e exposição de bonecas pelo consulado – Não dá para perder!!
    parabéns!

  19. Avatar de Vinícius
    Vinícius

    Realmente é uma lástima os mini-matsuris acabarem, porém, vejam pelo lado dos burguesinhos incomodados do Batel. Como seria todo santo mês ter que aturar bêbados, barulho e vandalismo perto da sua moradia?
    Enquanto havia somente otakus e “simpatizantes” nos mini, era tranquilo, mas após a chegada dos novos “matsurianos”, o evento acabou se tornando desprezível e no mínimo entediante. Torcemos para que a atitude dessas pessoas mudem e que mais encontros voltem a acontecer.

  20. Avatar de Andrews sayagreen
    Andrews sayagreen

    é tudo cula desse boyzinhu ke se achan donos do mundo
    e por culpa tbm do policiamento pois as confusões de punk e skin red q ocorreran na praça tipo a policia afastava os cara e nun prendia ninguém mesmo tendo em sua frente um flagrante de agressão por ambas as partes.
    s´não entendo as reclamações por causa do som sendo q o som ão era tão alto assim e estava dentro dos horarios permitidos por lei.

  21. Avatar de Anonymous
    Anonymous

    Olhem pensem um pouco…como vai expulsar uma pessoa de um lugar publico? O que ta acontecendo é por decorrencia de problemas que muitos dos novos matusrianos criaram, um grande exemplo é o consumo descontrolado e idiota de bebida para o samu ter que ficar recolhendo retardado em coma alcoolico.Como foi dito imagine todo santo mes proximo as casas de vcs som alto de uma musica que vcs nao gostem,brigas e gente bebada,acho que ninguem gostaria de algo assim, e ja que nada foi feito por parte dos frequentadores a proibiçao foi o unico meio de tornar a praça frequentavel por todas as pessoas sem conflito algum.E quanto a lei…saibam desde já que nenhum direito é absoluto e em caso de interrese maior algumas coisas pode sim ser proibidas ou feitas…ta ai meu comentario pensem bem nisso pessoal pra ver se as reclamaçoes realmente nao fazem sentido,pois antes de bebida e briga os matsuris ocorriam normalmente…

  22. Avatar de Rafael
    Rafael

    Acho engraçado porque, quem reclama não dá a cara a tapa, se esconde a traz do dinheiro pra conseguir estragar a alegria dos outros.

    Se for por isto teremos que proibir as festas de candidatos eleitos que fazem uma festa da sujeira pelas ruas, sugeira esta que por fim nós que pagamos pra limpar.

    Uma simples festa que a Prefeitura se põe no direito de proibir, é claro a favor dos granfinos e amargurados de plantão que querem espaço para que seus cachorrinhos façam caca onde deveria ser um local para todos se reunirem.

    Olha fico triste por isto, depois reclamam que os jovens só aprontam, pois bem, proibindo eventos de bom gosto o que um jovem pode fazer?

    Ir pra shopping gastar ou sair por ai pinchando parede, ou se embebedando ou pior morrendo com drogas por ai.

    “Fica aqui minha indignação”. Se a prefeitura quer ser imparcial nesta questão deveria por mais policiamento e oferecer alternativas para todos e não proibir, proibir, proibir a favor de poucos para tristeza de muitos.

    Este ultimo matsuri foi um fiasco só, apertaram as barraquinhas num espaço muito estreito e o policiamento, eu só vi eles conversando, todos reunidos num local, no caso eles deveriam estar dispersos pelo praça para dar a segurança devida e paga por nós.

    Outra sugestão que coloco aqui, é a seguinte, tem tantos grupos culturais aqui em Curitiba, tivemos uma amostra disto com a apresentação de Taiko numa edição anterior do mini matsuri, foi um show lindo e de muito bom gosto. A prefeitura deveria dar mais incentivo aos jovens com estas apresentações organizando e se envolvendo no evento, seria uma atitude bonita a favor de todos.

    Organizar grupos de dobraduras não basta, tem que dispor um espaço bom para isto, visto que não temos o devido espaço para dança espaço tem de sobra. Quem sabe musicas típicas e controladas por um técnico. Também espaço para apresentação de artes marciais. Olha são inúmeras opções e o que nós obtemos até então foram proibições, infelizmente!

    Escrevo este recado com muita tristeza e espero que um dia os jovens possam ter seu devido valor.

  23. Avatar de Anonymous
    Anonymous

    Acho isso uma tremenda injustiça!
    Pessoas como eu, otakus que vão lá para se divertir ( respeitando, sempre), reunir amigos, fazer novas amizades ou até mesmo comer não mereçem pagar o pato por outros que só vão para arranjar confusão!

    Acho que em vez de proibir deviam aumentar o policiamento (+) e que esse guardas ajudassem também, né! Ou até mesmo que os minis não durassem até de noite!

    Agora sim é que acabou o entretenimento dos jovens uma ÚNICA vez ao mês!
    Isso é tão frustrante que é melhor eu parar por aqui!!

    Mas …

    QUE VOLTEM OS MINIS MATSURIS!! \o/

  24. Avatar de Melina
    Melina

    Na real~
    Acho que está todo mundo errado~ (ou a maioria). Quem reclama, e diz que para² é axé, ou que matsuri dance é lixo de música, me desculpe, mas o problema é de quem acha. Gosto não se discute. Ponto. Agora, se for reclamar da zona, do povo que bebe infinito e fica brigando e tumultuando, aí eu acho justo. Mas a culpa não passa nem perto dos organizadores, nem dos programadores de atividades extras (danças, instrumentos, workshops, etc). Falta polícia? Claro. Memso aumentando o contingente nesse último evento, não foi nem perto do suficiente. Óbvio. O que são 10 policiais contra 300 nego? Vai lá, 1 contra 30. Há.
    Falando em reclamação, uma dignissima senhora veio reclamar que as tartarugas estavam passando fome e que um fulano jogou uma pomba no lago. Ah, vai assistir Faustão. E pros ‘zueiros’ de plantão, vão se jogar no canal belem. Tem água que nem o lago e garanto que ngm vai reclamar. Ou vão beber no Largo, como todo mundo. Parem de inventar moda que não presta. *indignada*

  25. Avatar de sayho-sama
    sayho-sama

    poxa cancelar… não é melhor mudar o local..?

  26. Avatar de Anonymous
    Anonymous

    mudar o local, seria melhor ^^

  27. Avatar de Anonymous
    Anonymous

    Me sinto me expulso de Curitiba.Algo bem bairrista. Por que Paulo Seto deixou de estar conosco as autoridades e pessoas indispostas para com as reunioes feitas mensalmente na praça do Japão se sentirao no direito de expulsar um evento que trazia alegria e felicidade a muitas pessoas. esses eventos me trouxeram luz felicidade e paz e hoje me sinto como persona nao grata na cidade. ONDE ESTA A CONSCIENCIA DA IMIGRAÇÃO JAPONESA E PARA QUEM DEIXAR?

  28. Avatar de Maria Victória
    Maria Victória

    Lembrando que a Praça do Japão foi construída PARA abrigar os matsuris. Ridículo.

  29. […] no Haru Matsuri de 2006, até sua disseminação com o fim do Palco Jovem no Imin de 2009 e o fim dos Mini Matsuris no mesmo ano, muita coisa rolou numa queda de braço sem […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *