O documentário sobre o multi-artista Claudio Seto, será exibido no dia 30 (dom), no Londrina Comi Con, a 3ª semana do quadrinho nacional que acontece de 30 de janeiro a 05 de fevereiro de 2012. Dirigido por Rober Machado e José Padilha, o documentário “O Samurai de Curitiba” conta parte da história de duas importantes editoras brasileiras de quadrinhos(Edrel e Grafipar) com foco no precursor dos mangás no Brasil, Claudio Seto.
O Samurai de Curitiba
Natural de Guaiçara, interior de São Paulo, Claudio Seto passou parte da infância e adolescência no Japão, estudando artes japonesas – inclua aqui o mangá – com discípulos de Osamu Tezuka, o deus do mangá. Voltando ao Brasil, trabalhou como ilustrador para várias empresas, como Votorantim e Arapuã. Em 1975, exatamente no dia da neve em Curitiba, ele chegou na cidade e, como foi muito bem recebido, decidiu fazer do local sua morada. Em 2006 recebeu o título de cidadão honorário da cidade e em 2008, ano do centenário da imigração japonesa no Brasil, foi homenageado no Prêmio HQMix. É chamado de Samurai por vários motivos. O principal deles é porque Seto veio de uma família de samurais, fato que marcou toda sua vida e obra. Outro motivo é que uma de suas obras mais famosas chama-se “O Samurai” e, apesar se ter sido publicada nos anos 60, recebeu uma reedição recentemente.
Adquira o Documentário
O DVD com o documentário “O Samurai de Curitiba” pode ser adquirido através do site da produção. Para comprá-lo, basta entrar em contato através do e-mail contato@osamuraidecuritiba.com.br e fazer o pedido. O valor é de R$10,00 + custos de envio.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=K1uW0WCw_HI]
Mais informações sobre o documentário no site O Samurai de Curitiba.
Leia mais sobre Claudio Seto.
Deixe um comentário