Seguindo o calendário de mini-matsuris realizados na Praça do Japão, o de outubro recebeu dois temas: Taiiku no Hi (Dia do Esporte e da Saúde) e Wakaba Matsuri. Ao contrário do que se pode pensar, não existe um Wakaba Matsuri no Japão, mas de qualquer maneira esta é uma data especial.
Wakaba significa “folhas novas” e, aproveitando o dia das crianças, é possível dizer que este é o matsuri em homenagem aos jovens. No entanto, o que verdadeiramente inspirou o nome do matsuri foi o grupo Wakaba de Taiko, criado no início de 2000 por Katsuyuki Kajiwara.
Por isso, ao contrário dos outros mini-matsuris, os quais resumem-se em algumas barraquinhas, matsuri odori, animequizz e gincana, neste aconteceram outras atividades. Entre elas, apresentação de taiko do grupo Wakaba, que sempre pára tudo e todos e enche os olhos dos espectadores. Logo depois, em ambos os dias, Kajiwara realizou um pequeno Undokai com o seu grupo.
Porém, no sábado, enquanto ele realizava uma missa do Konko Kyo, religião que segue, não recebeu respeito dos demais visitantes. Eram conversas, gritos e até mesmo arrotos nas proximidades, fato que o fez interromper a celebração na metade. “Não tinha concentração”, declara.
Os mini-matsuris são um espaço para todos, portanto é necessário respeitar tanto as atividades realizadas quanto as pessoas que participam. E também é importante divertir-se em exageros, ao contrário da menina que entrou em coma alcoólico e teve que ser socorrida pelos guardas municipais presentes.
Deixe um comentário