Sei que este não parece um assunto muito auspicioso para estreiar como um postador do Tadaima, mas exatamente nesta semana perdi meu avô, e achei que seria interessante tratar do assunto por ser um tema que demonstra bem as diferenças culturais entre o Oriente e o Ocidente.
É comum ver em mangás e animes, quando um personagem morre, um pequeno altar com alguns elementos como a foto do falecido, incenso e oferendas. Esses componentes tem origem no budismo, doutrina predominante no Japão, e tem o objetivo de transmitir tranquilidade ao espírito do morto.
Um exemplo é o mangá Yu Yu Hakusho, no qual podemos ver a imagem de Yusuke Urameshi acompanhada de incenso, sino, velas e água. De acordo com o site Bemzen.com, cada elemento tem uma função específica para ajudar o espírito a alcançar a paz. Normalmente as casas japonesas tem um altar para cultuar seus falecidos, chamado hotoke-san, onde podem ser colocadas fotos dos entes queridos e as oferendas.
Outra tradição típica dos japoneses é o Tooronagashi, onde as pessoas oferecem barquinhos com velas para os entes queridos que já faleceram e lançam em rios, desejando assim que a alma sempre encontre a iluminação durante a travessia para o outro mundo. No Brasil, o ritual de tooronagashi mais famoso é realizado durante o feriado de Finados na cidade de Registro, cidade de colonização japonesa localizada no Vale do Ribeira e às margens do Rio Ribeira.
[ad#ad-2-middle]
Por fim, é interessante lembrar que essas religiões tratam a morte não como algo trágico, mas como uma parte do ciclo da existência. Assim, diferente dos costumes brasileiros, que normalmente veem o dia de Finados como um dia de lembranças tristes, os japoneses fazem festivais alegres para lembrar dos ancestrais. E um elemento tradicional criado para reverenciar alegremente os ancestrais é o Bon Odori, estilo de dança praticado normalmente em festivais no qual várias pessoas fazem um grande círculo e fazem passos repetidos, ao som de músicas tradicionais da região. Termino o post com um Bon-Odori famoso, realizado no final do film Karate Kid 2 (ótima série!).
P.S. Lembro aos leitores que são informações superficiais apenas para demonstrar as diferenças, existe um estudo muito mais profundo que pode ser feito a respeito da morte para os japoneses. Como também não sou um estudioso, deixo o espaço nos comentários para a correção de qualquer erro que tenha no post.
Deixe um comentário