A morte para os japoneses

Sei que este não parece um assunto muito auspicioso para estreiar como um postador do Tadaima, mas exatamente nesta semana perdi meu avô, e achei que seria interessante tratar do assunto por ser um tema que demonstra bem as diferenças culturais entre o Oriente e o Ocidente.

É comum ver em mangás e animes, quando um personagem morre, um pequeno altar com alguns elementos como a foto do falecido, incenso e oferendas. Esses componentes tem origem no budismo, doutrina predominante no Japão, e tem o objetivo de transmitir tranquilidade ao espírito do morto.

Funeral de Yusuke Urameshi no mangá Yu Yu Hakusho

Um exemplo é o mangá Yu Yu Hakusho, no qual podemos ver a imagem de Yusuke Urameshi acompanhada de incenso, sino, velas e água. De acordo com o site Bemzen.com, cada elemento tem uma função específica para ajudar o espírito a alcançar a paz. Normalmente as casas japonesas tem um altar para cultuar seus falecidos, chamado hotoke-san, onde podem ser colocadas fotos dos entes queridos e as oferendas.

Imagens tiradas do site Onemanga.com
Imagens tiradas do site Onemanga.com

Outra tradição típica dos japoneses é o Tooronagashi, onde as pessoas oferecem barquinhos com velas para os entes queridos que já faleceram e lançam em rios, desejando assim que a alma sempre encontre a iluminação durante a travessia para o outro mundo. No Brasil, o ritual de tooronagashi mais famoso é realizado durante o feriado de Finados na cidade de Registro, cidade de colonização japonesa localizada no Vale do Ribeira e às margens do Rio Ribeira.

Barquinhos usados no Tooro Nagashi. Wagner Assanuma/Divulgação
Barquinhos usados no Tooro Nagashi. Wagner Assanuma/Divulgação

[ad#ad-2-middle]
Por fim, é interessante lembrar que essas religiões tratam a morte não como algo trágico, mas como uma parte do ciclo da existência. Assim, diferente dos costumes brasileiros, que normalmente veem o dia de Finados como um dia de lembranças tristes, os japoneses fazem festivais alegres para lembrar dos ancestrais. E um elemento tradicional criado para reverenciar alegremente os ancestrais é o Bon Odori, estilo de dança praticado normalmente em festivais no qual várias pessoas fazem um grande círculo e fazem passos repetidos, ao som de músicas tradicionais da região. Termino o post com um Bon-Odori famoso, realizado no final do film Karate Kid 2 (ótima série!).

P.S. Lembro aos leitores que são informações superficiais apenas para demonstrar as diferenças, existe um estudo muito mais profundo que pode ser feito a respeito da morte para os japoneses. Como também não sou um estudioso, deixo o espaço nos comentários para a correção de qualquer erro que tenha no post.


9 respostas para “A morte para os japoneses”

  1. Avatar de Lina

    Parabéns Danilo-san!! O seu olhar sobre o tema o torna ainda mais interessante.

  2. Avatar de Karupin
    Karupin

    Ah, isso me lembrou do filme “Departures”, que recentemente foi lançado e ganhou alguns prêmios. ^^
    Embora a morte seja tratada de forma diferente da nossa no oriente, principalmente em relação ao encaminhamento das almas, ainda há discriminação em relação àqueles que são encarregados pelos seus corpos – bom, aqui isso não é muito diferente, mas há toda uma cerimônia fantástica por trás do preparo daquele elemento em que se reservou o espírito em vida terrena.
    Estou parecendo uma boa entendedora, mas apenas vi algumas partes do filme. Contudo, seria interessante falar um pouco a respeito desse filme, bem como de outros filmes japoneses que têm se destacado ultimamente no plano internacional. Eu vi que, na parte infanto-juvenil, estão sendo aguardados ou bem recebidos Gake no Ue no Ponyo e Yatterman; já tem um festival de cinema que selecionou, para concorrer, dois filmes estrelados por Matsuyama Kenichi cujos títulos não lembro agora… Mas é por esse caminho. ^^”

  3. Avatar de eryca
    eryca

    tooronashi é uma coisa de paz muito legal

  4. Avatar de Raquel
    Raquel

    Ola!

    Alguem pode me explicar o que acontece, quando um pai (japones) de religiao budista se suicida, o que pensam, como agem a familia o que acontece com a alma na teoria do budismo?o pai do meu namorado se matou ele tava com cancer terminal e na volta do hospital se enforcou, meu namorado foi pro japao ta muito abalado , mal e disse que nao sabe se voltar por causa das tais “tradiçoes” que tradiçoes sao essas??me ajudem eu queria muito entender.Por favor desde ja agradeço.

  5. Avatar de Mylle Silva
    Mylle Silva

    Olha, posso estar enganada, mas no budismo o suicídio não é tão mal visto quanto no catolicismo. Realmente não sei dizer a quais tradições seu namorado se refere, mas espero que a viagem faça ele ver a situação de uma outra maneira…

  6. Avatar de Mirtes M. Sacamoto
    Mirtes M. Sacamoto

    Bem, entrei no Google para pesquisar sobre hotokisam pois na casa de meus pais tem um e apos o falecimento de meu pai, minha mãe foi morar com minha irmã e a casa e o hotokisam encontram-se abandonados. O que fazer com ele? Podemos simplesmente transferi-lo de casa? Se alguém puder me orientar, agradeço.

  7. Avatar de Mylle Silva
    Mylle Silva

    O que eu entendo como hotokesan é um pequeno templo em memória aos mortos, então eu ACHO que não tem problema mudar de lugar, mas não tenho ceerteza também.

  8. Avatar de renata
    renata

    ola
    Meu faleceu recentemente e precisamos comprar um hotoke san , e so encontrei na Lierdade em SP, voces sabem outro lugar que vende, ou pode comprar usado ???

    nao encontro nem no google???

    Obrigada

    Re ^_^

  9. Avatar de Mylle Silva
    Mylle Silva

    @renata

    Infelizmente não sei informar onde venda um hotoke-san, mas peço para que você entre em contato com algum monge do Tempo Jodoshu Ninpakuji de Curitiba:

    Telefone: (41) 3014-6268
    Endereço: Av Visconde de Guarapuava 1431 – Alto Rua Xv

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *