Certo dia, uma amiga minha do clube de jazz comentou comigo que viu no YouTube um programa brasileiro com crianças que cantavam muito bem e com um senhor engraçado. Não me surpreendi, afinal eu faço a mesma coisa, só que pelo caminho contrário – vejo programas japoneses no YouTube -, então apenas confirmei o nome do senhor com vozeirão e esqueci o assunto.
Aconteceu que, três dias depois, meu namorado me enviou um vídeo de um programa japonês no qual uma menina nikkei e o Raul Gil apareciam. Logo me lembrei da conversa com essa amiga, juntei os pedaços e percebi que não se tratava de um simples show de talento, mas sim de um acontecimento intercultural bem interessante.
[ad#ad-2-middle]
Cantora Nikkei Mirim
Melissa Kuniyoshi tem 8 anos de idade e vive sua vida normalmente, vai à escola, mora com os pais e o irmão, etc. Aos 4 anos de idade participou do primeiro concurso de karaoke e desde então vem chamando a atenção de todos que a ouvem cantar. Em 2011 participou do concurso de talentos mirins do programa Raul Gil e, após ter vários vídeos divulgados na internet, chamou a atenção da TV japonesa Nihon Terebi. A apresentadora do programa Sekai Marumie Terebi Tokusoubu, Yukari, veio até o Brasil para mostrar um pouco da cultura brasileira e conhecer a pequena Melissa.
Sekai Marumie é um programa que tem por objetivo mostrar programas de diversas partes do mundo. Naturalmente o foco foi os descendentes de japoneses (nikkei), uma vez que a maior colônia japonesa fora do Japão está no Brasil. Além de artistas já conhecidos, como Sabrina Sato e Daniele Suzuki, japoneses com muito samba no pé e talento aparecem, como o apresentador Kendi Yamai.
Repercussão
Vídeos da pequena Melissa foram encontrados em alguns blogs japoneses antes do programa, o que leva a crer que a pauta tenha surgido dessa maneira. Naturalmente a própria família parece estar divulgando o trabalha da menina – digo parece porque não consegui descobrir ao certo se os perfis do Twitter e do Facebook são verdadeiros -, upando vídeos e fotos da cantora mirim.
Às vezes nós que admiramos a cultura japonesa esquecemos que os japoneses admiram – e muito! – o Brasil e sua riqueza cultural. Se num primeiro momento parece que só os brasileiros olham para o Japão, esse programa serve para lembrar-nos que estamos diante de uma relação bilateral que proporcionou e ainda proporciona intercâmbios culturais dos mais variados. De cá pra lá e de lá pra cá temos muito a aprender uns com os outros!
Confira os vídeos do programa abaixo. Se tiver interesse, veja a participação da apresentadora Yukari no Programa Raul Gil.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=HSoGTLTZURQ]
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=j_LzVLmoXGo]
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=cM1c7uZQlHc]
Leia mais sobre Cultura Japonesa
Deixe um comentário