Action figures são bonecos articulados com os quais existe a possibilidade de criar poses variadas e ainda, em alguns casos, trocar expressões e objetos das personagens.
No caso das action figures japonesas, existem algumas subcategorias básicas:
Action Figures
São as figuras de ação mais conhecidas. Retratam personagens de animês, mangás, jogos, tokusatsus e alguns filmes. As marcas dominantes são Figma e Revoltech, sendo que seus bonecos são os com valor mais acessível, variando de R$90,00 a R$150,00 em lojas brasileiras. Todos os bonecos são acompanhados de expressões faciais e ítens para modifica-lo de alguma forma, seja uma arma, uma roupa ou um objeto pessoal.
Nendoroids
São pequenos bonecos com cerca de 10cm de altura, normalmente em versão “chibi”, ou seja, corpos delicados e cabeça um pouco maior que o normal. Essa linha de figuras foi criada pela Goodsmile Company, uma das maiores no ramo de figures no Japão. Assim como as figmas e revoltechs, são acompanhados de expressões faciais e acessórios variados.
Model Kit
Ou Scale Kit são os “bonecos para montar”, resumindo. Normalmente vendidos aos pedaços – literalmente – e a principal diversão que proporcionam ao comprador é a montagem. Vale lembrar que nem sempre são articulados, mas os grandes representantes dos Model Kits no Japão são os Mechas, ou seja, os robôs gigantes sempre tão presentes nos animês, mangás e tokusatsus. Model Kits de Gundam, por exemplo, são os mais comuns.
Cloth Myth
Apesar de não serem exatamente uma categoria a parte, eu os separo aqui porque acredito que os Cloth Myths de Cavaleiros do Zodíaco são bastante específicos e diferentes das outras action figures. Inicialmente feitos apenas para crianças, eles se tornaram verdadeiros brinquedos para gente grande, tamanha a mudança no material e na apresentação dos bonecos. É uma linha que tem lançamentos constantes e colecionadores fiéis – que algumas vezes não se interessam por outras figures.
Para encontrar algumas action figures, visite o site da Loja Nhom e confira alguns dos produtos disponíveis.
Leia mais artigos sobre Cultura Pop.
Deixe um comentário