Alguns de vocês devem ter notado que de uns tempos para cá apareceram vários “bonequinhos” de personagens de animê e mangá. Esses ítens, que antes eram bem mais raros e caros por aqui tornaram-se cada vez mais acessíveis em nosso país. Mas afinal, o que são figures?
Figures = Brinquedos de gente grande
Figures, ou figuras, são miniaturas colecionáveis de personagens de ficção. São baseados em jogos, filmes, animações, quadrinhos ou até mesmo em livros. Os bonequinhos às vezes são confundidos com brinquedos como Max Steel, mas há uma grande diferença: eles são limitados, ou seja, podem chegar a valer muito dinheiro! Em questão de um ou dois meses os valores de uma figure com o preço de lançamento de R$200,00 por exemplo, pode chegar a R$600,00, dependendo de sua tiragem. Tal fato acontece no mundo inteiro, independente do colecionável, mas vamos falar do Japão.
Na terra do sol nascente existe uma indústria do entretenimento que movimenta muito dinheiro. Acontecem eventos voltados ao público colecionador, como o Wonder Festival, no qual as empresas apresentam as novidades dos próximos meses. Muitas vezes são mostrados os bonecos que serão lançados meses depois – além de várias estatuetas limitadas e caras.
[ad#ad-2-middle]
A política do Pré-lançamento
Atualmente muitas lojas – independente do que vendem – fazem pré-lançamentos ou ainda, pré-vendas de ítens limitados. No Japão isso é bastante comum em todas as áreas. Normalmente os pré-lançamentos são anunciados três meses antes da data do lançamento e são passíveis a adiamentos sem aviso prévio. Em alguns casos não é necessário pagar pela reserva do produto, mas se você reservar produtos demais e desistir de dois ou três já tem a conta cancelada. Por isso, toda reserva é considerada um compromisso – afinal, tem muita gente atrás desses ítens limitados.
Existem algumas diferenças entre as figures japonesas que eu ressaltarei em outros posts.
Se você está interessado em adquirir ou apenas conhecer algumas figures, visite a loja virtual www.lojanhom.com.br.
Leia outros artigos sobre Cultura Pop.
Deixe um comentário