O arroz vira material de arte nas mãos dos artistas plásticos Yasuharu Ueda e Hieko Gotto. A exposição “Mosaico de Arroz” será aberta ao público, nesta sexta-feira (8), no hall da Biblioteca Pública do Paraná, e marca o Dia do Artista Plástico, comemorado nesta sexta. A abertura contará com a presença de Ueda. A mostra fica em cartaz até 28 de maio.
A técnica surgiu no Japão, no século passado, por conta da supersafra do cereal, inspirando ideias criativas para a utilização do excedente. Na mostra, serão apresentados 40 quadros, com temas de paisagens, flores e figuras de animais, feitos com arroz previamente pintado e colados grão a grão sobre a tela. Cada peça contém cerca de 15 mil grãos.
Dessas 40 obras, fazem parte uma série de 25 trabalhos que se propõem a construir uma narrativa da imigração japonesa, desde o embarque dos imigrantes. Ueda conta que o objetivo principal da mostra é, além do resgate da tradição, orientar descendentes de todas as culturas e raças a terem orgulho de sua origem.
Serviço: Exposição “Mosaicos de Arroz” dos artistas Yasuharu Ueda e Hieko Gotto. Biblioteca Pública do Paraná (Cândido Lopes, 133). O horário de funcionamento da biblioteca é das 8h30 às 20h de segunda a sexta-feira e das 8h30 às 13h nos sábados. A exposição segue até o dia 28 e a entrada é grátis.
Fonte: Nikkei Curitiba
[ad#post-ad]
Deixe um comentário