Mosaicos de Arroz

Exposição de Mosaicos de Arroz na Biblioteca Pública de Curitiba
Exposição de Mosaicos de Arroz na Biblioteca Pública do Paraná

O arroz vira material de arte nas mãos dos artistas plásticos Yasuharu Ueda e Hieko Gotto. A exposição “Mosaico de Arroz” será aberta ao público, nesta sexta-feira (8), no hall da Biblioteca Pública do Paraná, e marca o Dia do Artista Plástico, comemorado nesta sexta. A abertura contará com a presença de Ueda. A mostra fica em cartaz até 28 de maio.

A técnica surgiu no Japão, no século passado, por conta da supersafra do cereal, inspirando ideias criativas para a utilização do excedente. Na mostra, serão apresentados 40 quadros, com temas de paisagens, flores e figuras de animais, feitos com arroz previamente pintado e colados grão a grão sobre a tela. Cada peça contém cerca de 15 mil grãos.

Dessas 40 obras, fazem parte uma série de 25 trabalhos que se propõem a construir uma narrativa da imigração japonesa, desde o embarque dos imigrantes. Ueda conta que o objetivo principal da mostra é, além do resgate da tradição, orientar descendentes de todas as culturas e raças a terem orgulho de sua origem.

Serviço: Exposição “Mosaicos de Arroz” dos artistas Yasuharu Ueda e Hieko Gotto. Biblioteca Pública do Paraná (Cândido Lopes, 133). O horário de funcionamento da biblioteca é das 8h30 às 20h de segunda a sexta-feira e das 8h30 às 13h nos sábados. A exposição segue até o dia 28 e a entrada é grátis.

Fonte: Nikkei Curitiba

[ad#post-ad]


2 respostas para “Mosaicos de Arroz”

  1. Avatar de kiyoko
    kiyoko

    Sou de outro estado. Tenho imensa vontade de aprender a técnica do mosaico de arroz. Gostaria de saber se há algum material didático no mercado brasileiro ou mesmo alguma publicação em revistas.
    Gostaria de saber também se é possível entrar em contato com artistas plásticos que executam esse tipo de mosaico.
    Antecipadamente agradece qualquer informação.

  2. Avatar de Mylle Silva
    Mylle Silva

    Olá, me desculpe mas no momento não conheço nada sobre o assunto. De qualquer maneira vou dar uma pesquisada pra você, ok?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *