Animes, mangas, jogos e histórias japonesas em geral retratam personagens com roupas típicas, cabelo comprido, bastante habilidosos com a katana (espada) e derramadores de sangue, chamados samurais. Mas afinal, você sabe se os samurais existiram mesmo? E mais, será que eles ainda existem?
Samurais Japoneses
Sim, eles existiram e são pessoas muito importantes na história do Japão. A palavra Samurai significa “aquele que serve” e os samurais seguiam um código chamado Bushido – o caminho do guerreiro.
Os primeiros samurais datam do Período Heian (794 ~ 1185), mas a classe só começou a ter um pouco mais de visibilidade no Japão Feudal, a partir do Período Kamakura (1185 ~ 1333), no qual os samurais passaram a ser os guardas dos senhores feudais.
A vida dos samurais foi mais ou menos assim até o Xogunato Tokugawa, iniciado 1603 e com duração de mais de 200 anos. Nessa época os portos japoneses estavam fechados, ou seja, ninguém podia entrar ou sair do país – exceto a Holanda. Assim, a classe de samurais tornou-se uma casta, ou seja, apenas filhos de samurais poderiam se tornar samurais.
Com a abertura dos portos em 1868 e a Restauração Meiji, os samurais foram perseguidos e a classe deixou de existir oficialmente.
Isao Machii
Existem algumas pessoas que se dispõe a manter as artes tradicionais japonesas e um exemplo disso é Isao Machii. O samurai moderno não usa mais suas habilidades para matar mas sim para encantar pessoas. Machii já participou de vários programas de TV, foi capa da National Geographic e faz parte do Guinness Book.
Com sua expressão sempre séria e seus cortes precisos, ele nos surpreende a cada novo desafio que aceita. Confira um dos vídeos do samurai moderno abaixo:
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=soSGl3RUbDg]
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=Qzhs1Z8Rwnk]
Veja outros vídeos de Isao Machii no YouTube.
Continue lendo sobre Cultura Tradicional Japonesa.
Deixe um comentário