Pois é, isso foi realmente aleatório em minha vida. Estava eu cantarolando feliz uma música qualquer da Maaya Sakamoto quando uma pessoa do MSN me manda este link.
http://www.bicmanga.com.br
Minha primeira reação foi tentar descobrir algo sobre isso. De onde surgiu, quem é o desenhista… Qualquer informação que fosse. E nada. Nem google muito menos sites de notícias sobre cultura pop japonesa. Foi então que fiquei chocada.
Poxa vida, como que ninguém fala nada que a BIC vai lançar um mangá online? Só recebi o link porque o webdesigner do site é amigo dessa minha amiga. O máximo que ele soube dizer é que o cara era da escola de desenho AreaE. Mas nem o nome da pessoa se sabia.
Fico meio chateada por esse descaso do trabalho nacional. Desenhista e nada é praticamente a mesma coisa, como se fosse fácil conceber uma história e criar personagens, cenários e tudo mais. As artes estão sendo esquecidas e eu acho isso completamente errado. Não quero soar elitista ou burguesa demais, muito pelo contrário, mas acredito parte que da visão crítica de uma sociedade atravessa o campo da arte.
Ok, claro que é uma jogada de marketing da BIC, não sejamos hipócritas a ponto de ignorar esse fato. De qualquer maneira eu acho que alguém que sabia do que ia acontecer deveria ter soltado e divulgado, nem que fosse uma ínfima notinha, uma frase qualquer. Isso ajudaria ainda mais a divulgar o trabalho do cara e a marca BIC, já que esse é o objetivo do mangá online, acredito eu.
E mais um recado: se você faz algo, desenha, pinta, escreve, borda, pula… Qualquer coisa que seja! Dê a cara para bater, mostre seu trabalho, porque nenhum artista sobrevive escondendo seu trabalho. Vamos movimentar as coisas pessoal, ficar parado não leva a nada.
Deixe um comentário