Oficina de Literatura Japonesa em Curitiba

Marília Kubota autografando livro em São Paulo

A partir da segunda semana de agosto, a escritora Marília Kubota orienta a oficina de leitura e criação literária Visões do Japão, em dois pontos de divulgação da cultura nipo-brasileira e japonesa em Curitiba: o Centro Cultural Tomodachi e a Biblioteca Hideo Handa, da Praça do Japão.

No módulo Poesia o foco são as formas poéticas da literatura japonesa: choka, waka, tanka, haiku (ou haicai), senryu e poesia contemporânea japonesa. Serão estudados desde textos de autores japoneses, como Matsuo Bashô , Kobayashi Issa e Takuboku Ishikawa e também brasileiros, como Paulo Leminski, Helena Kolody, Wilson Bueno e Alice Ruiz.

Já o módulo Prosa aborda a mitologia, contos populares e contos da literatura contemporânea. Serão estudados textos de Claudio Seto e Lucia Hiratsuka, que recontam fábulas japonesas e também autores contemporâneos japoneses: Yukio Mishima, Banana Yoshimoto, Haruo Murakami, entre outros.

As oficinas oferecerão, além da leitura e discussão de textos, exercícios de criação literária. A oficina não tem objetivo de formar escritores ou críticos. A idéia é fomentar a subjetividade criativa dos participantes. A orientadora acredita que todas as pessoas têm talento para contar estórias ou compor poemas a partir do contato com o imaginário maravilhoso.

Sobre a orientadora

Marília Kubota é escritora e jornalista. Estreou no jornal de literatura Nicolau em 1991. Integrou as antologias Crônicas Paranaenses (1999), Pindorama (2000), Passagens (2002), 8 Femmes (2007), Antologia da Poesia Brasileira do Início do Terceiro Milênio (2008) e Blablablogue (2009). Desde 2005 orienta oficinas de criação literária e em 2008 organizou o Concurso Nacional de Haicai Nempuku Sato e a exposição Arte Nikkei no Centenário da Imigração Japonesa. É editora do Site Escritoras Suicidas.

Visões do Japão – oficina de leitura e criação literária

Módulo Poesia Centro Cultural Tomodachi (Av. Jaime Reis, 28 – Sobreloja) – a partir de 18 de agosto, nas terça-feiras, das 14 ás 16 e das 19 às 21 horas, no Centro Cultural Tomodachi. Informações e inscrições: 3022-3477

Módulo Prosa – Biblioteca Hideo Handa – Praça do Japão(Av. Sete de Setembro com República Argentina – Água Verde) – a partir de 19 de agosto, quarta e quinta-feira, das 14 às 16 horas. Informações e inscrições: 9128-0814 e marília.kubota@gmail.com.

[ad#post-ad]


3 respostas para “Oficina de Literatura Japonesa em Curitiba”

  1. Avatar de Hikaru
    Hikaru

    Ótimo post!

  2. Avatar de Rosana Nakagawa de Melo
    Rosana Nakagawa de Melo

    Olá , por gentileza queria a informação se vcs ofertam o curso de haicai, ou onde poderia encontrar esse curso em Curitiba?
    Obrigada pela atenção,
    Luz e paz!
    Rosana Nakagawa de Melo.

  3. Avatar de Mylle Silva
    Mylle Silva

    Infelizmente não há nenhum curso de haikai em Curitiba no momento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *