Teatro: “Lendas Japonesas” estréia no Teatro Regina Vogue

Grupo Camelo mescla cultura oriental com "jeito brasileiro" em apresentação

Oriente e Ocidente se encontram. O espetáculo infantil “Lendas Japonesas”, que estreia dia 15 de maio no Teatro Regina Vogue, é uma homenagem a Cláudio Seto, multiartista nikkei e grande divulgador da cultura nipônica. As lendas japonesas, assim como a mitologia do Japão, estão no campo do fantástico, simbólico, trazendo em seu bojo um leque de conhecimentos sagrados e filosóficos. No Japão, todas as lendas têm um princípio sagrado como na arte da dança, da música e do teatro. A peça narra a história de um menino que está em busca de seu destino. Seus gatos lhe fazem companhia. Nesta caminhada, ele é conduzido, por um ser fantástico, ao fascinante e misterioso universo das lendas japonesas.

“A realização deste espetáculo apresenta a cultura oriental, mas já com algumas mesclas com a cultura brasileira procurando não apenas despertar o interesse das crianças para o universo japonês, mas também demonstrar como a miscigenação cultural enriquece a realidade brasileira”, explica Patrícia Kamis, autora do texto.

O espetáculo foi contemplado com um dos mais importantes fomentos de teatro do município: o Mecenato; concedido pela Lei de Incentivo à Cultura através da Fundação Cultural de Curitiba. Relativamente novo no cenário teatral da cidade o grupo Camelo, que realiza o projeto com a produção da Galiotto Produções Artísticas, nasceu da união dos artistas curitibanos Pretto Galiotto, Laura Haddad e Patrícia Kamis com o interesse comum de seus colaboradores em experimentar processos de criação colaborativos e autorais.

Os parceiros responsáveis pela viabilização deste projeto são grandes conhecidos do público (Peróxidos do Brasil / Elco / Positivo) e assumem sua responsabilidade sócio-cultural ao investir, através do Mecenato de Curitiba, em um projeto artístico que vai além do entretenimento, pois contribui para a formação cultural das crianças. “Lendas Japonesas” atinge todas as idades, ou seja, toda família é convidada a embarcar em uma história que inspirou-se em aspectos de uma cultura milenar.

Para o diretor Pretto Galiotto, o espetáculo é uma mesclagem altamente enriquecedora da cultura oriental com a ocidental. “Na encenação foi utilizada a estética zen. Criamos uma cena homenageando o teatro nô e kabuki e outra relembrando a tragédia da bomba atômica”, diz Galiotto. “Lendas Japonesas” fica em cartaz de 15 de maio a 19 de junho, sempre aos sábados e domingos às 16h no Espaço Teatro Regina Vogue. Mais informações podem ser obtidas nos telefones: 2101-8292 ou 99756048.

Lendas Japonesas
Grupo Camelo
Texto: Patrícia Kamis
Direção: Pretto Galiotto
Elenco: Guilherme Fernandes, Léa Albuquerque, Patrícia Kamis, Tarciso Fialho, Tiago Luz,.
Data: 15 de maio a 19 de junho. (sábados e domingos)
Horário: 16h
Local: Espaço Teatro Regina Vogue (no 2º andar do Shopping Estação)
Ingresso: R$14 e R$7
Idade recomendada: Todas as idades


Uma resposta para “Teatro: “Lendas Japonesas” estréia no Teatro Regina Vogue”

  1. […] você não conseguiu ver a premiada peça “Lendas Japonesas” em sua estréia em Curitiba em maio do ano passado, agora é a sua chance! A peça, que ganhou quatro das sete indicações que teve ao Troféu Gralha […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *